Política Sociedade

A Palestina já é um estado aos olhos da ONU

palestina_estado_onu

Com 138 países a favor, 9 contra e 41 abstenções, a Assembléia Geral das Nações Unidas reconheceu este 29 de novembro a Palestina como um Estado observador, medida simbólica que mais prova a ilegitimidade da ocupação por Israel de território palestino.

Suhaib Salem/Reuters

Ao dia 29 de novembro, Assembléia Geral das Nações Unidas reunião (ONU), em Nova York, reconheceu a Palestina com o “estatuto de observador” numa votação de 138 países a favor, 9 contra e 41 abstenções, marcando um dos passos mais importantes e simbólicos no processo de paz entre a Palestina e Israel, após mais de 40 anos de ocupação e conflitos.

A categoria de “estatuto de observador” não faz da Palestina um membro pleno de direitos correspondente ao Conselho de Segurança da ONU, mas de alguma forma acaba com décadas de ignorância implicita pela comunidade internacional.

Entre os votos a favor destacamos alguns países da União Europeia (incluindo Espanha, França, Itália e Portugal), sendo que outros importantes como Alemanha e Reino Unido optaram por se abster.

Para alguns analistas torna-se assim ainda mais evidente a ilegitimidade da ocupação israelita do território palestino e a inpossibilidade de continuar a defender o processo de violência contra um povo e seus direitos, mesmo tendo Israel um  os Estados Unidos como aliados.

Fonte: ElPais

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
Partilhas