Astronomia Ciência Cultura Natureza

De onde vem o nome do nosso planeta: “TERRA”?

A resposta é: não sabemos ao certo!

O nome “Terra” é derivado do latim Terra, que significa solo, região, país. O símbolo astronómico da Terra é uma cruz envolvida por um círculo (Liungman, Carl G.. Symbols — Encyclopedia of Western Signs and Ideograms. New York: Ionfox AB, 2004. 281–282 p.)

A Terra é o único planeta que não foi nomeada como um deus grego, romano ou deusa. Os gregos, astronomicamente bastante avançados nomearam os planetas de acordo com as suas divindades (Hades, deus da guerra, Hermes, mensageiro dos deuses e deus dos ladrões, etc…). e para eles, o nosso planeta chamava-se Gaia, que correspondia a uma titã identificada com a fertilidade (mais tarde, com a derrota dos titâs e domínio dos deuses do Olimpo, este papel foi ocupado por Hera, mas Gaia continuou sendo o nome do planeta).

Quando os romanos dominaram a Grécia e adaptaram a cultura grega para a sua própria cultura, eles transformaram os nomes dos planetas usando o nome dos seus deuses (Hades ficou Marte, Hermes passou a Mercúrio, etc…). Porém, na mitologia romana não existia uma figura parecida com Gaia. Assim, os romanos usaram a palavra do latim Terra.

Nas línguas germánicas também se escolheu ficar com a palavra correspondente ao significado da palavra latim terra.

Fontes: Wikipedia e LifelittleMysteries

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
Partilhas