Ciência

Terá a ‘Curiosity’ encontrado vida em marte? Teremos de aguardar até Dezembro pelo anúncio da NASA

curiosity2

John Grotzinger, principal investigador da missão da ‘Curiosity’ em Marte, disse que este veículo fez uma descoberta que “vai mudar os livros de história para sempre”. Estaremos perante a prova há muito tempo procurada de existência de vida fora do nosso planeta? NASA irá de anunciar a sua descoberta no início de dezembro.

A chegada do “Curiosity” para pesquisa no solo marciano em 6 de agosto, foi um dos eventos de exploração do espaço mais importantes em 2012, que também. Esta missão poderá ser um marco importante no nosso conhecimento de vida extraterrestre pois há quem diga que o rover pode ter encontrado sinais claros de vida em Marte, os quais a NASA só espera até início de dezembro para os anunciar oficialmente.

Foi John Grotzinger, um geólogo investigador da Caltech e investigador principal desta missão que disse numa entrevista à rádio pública americana (NPR), que o veículo teria recolhido dados que marcarão para sempre os livros de história, especialmente porque um dos seus instrumentos chamado ‘Análise de amostras em Marte’ (SAM, sigla em Inglês) pode vaporizar porções de solo e rochas, e que pode ter encontrado presença abundante de elementos leves, como carbono, oxigénio e nitrogénio, produtos químicos tradicionalmente associados com vida como a conhecemos.

E enquanto Grotzinger foi cauteloso em não elaborar mais sobre a questão, disse que era o suficiente para desencadear uma série de especulações sobre o sucesso da missão da ‘Curiosity’ em encontrar matéria orgânica em Marte, um propósito que missões anteriores como a Lander Phoenix ou Viking não conseguiam.

Agora só resta esperar o anúncio oficial da NASA, que o pesquisador será entre 3 e 7 de Dezembro, mas não antes de uma reunião da equipa com a Casa Branca em Washington.

Fonte: Wired

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
Partilhas