Astronomia Ciência

Astronomos descobrem planeta potencialmente habitável similar à Terra e muito perto

Uma equipa internacional de astrónomos descobriu que Tau Ceti, a estrela  mais parecida com o nosso sol e mais próxima, tem planetas tal como o nosso sistema solar. Mas, mais importante é que um desses planetas orbita na zona habitável em torno da estrela.

tau-ceti-350Tau Ceti é muito próxima do nosso sistema solar. Fica apenas a 12 anos-luz de distância, o que em termos cósmicos “está ao virar da esquina”. É tão próximo que podemos vê-la a olho nu durante a noite.
O mais interessante é que existe um planeta que orbita Tau Ceti na região considerada teoricamente habitável (distância da estrela, nem muito próxima, nem muito afastada).

Os astrónomos, que usaram mais de seis mil observações e três instrumentos diferentes para reunir os resultados, dizem que este é “o sistema de menor massa planetária até agora detectado.”

Esta é uma descoberta importante, pois mostra mais uma vez que quase todas as estrelas têm planetas. De acordo professor de astronomia e astrofísica Steve Vogt da Universidade de Santa Cruz , um dos autores do estudo que vai ser publicado na revista científica Astronomy & Astrophysics, “esta descoberta está de acordo com a nossa visão emergente de que praticamente todas as estrelas têm planetas , e que a galáxia deve ter muitos desses planetas potencialmente habitáveis ​​e do tamanho da Terra. ”

Com uma estimativa de 100 mil milhões de estrelas apenas na Via Láctea, e milhões e milhões de galáxias no universo, a probabilidade estatística de planetas cheios de vida como a nossa é enorme. Só precisamos de começar as visitas e 12 anos-luz de distância parece ser um lugar perfeito para se começar.

Fonte: University of Santa Cruz

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
Partilhas