Ciência Insólito Natureza

Mar de Sangue alerta costa Australiana e China!

Parece algo retirado do livro do apocalipse, e de facto é um acontecimento que provocou polémica e muito falatório entre as gentes mais supersticiosas.

É difícil, nos tempos que atravessamos, não achar que eventos destes estão directamente ligados aos vários vaticínios de fim do mundo, ou fins de calendários da antiguidade, ou mesmo início de processos bíblicos.

Na realidade este ‘mar de sangue’ não é mais do que uma espécie rara de alga que se alastrou a um ritmo alucinante pela costa leste da Austrália desde quarta-feira passada. O mar está literalmente vermelho o que forçou mais de 10 praias, incluindo a popular Bondi Beach em Syney a fecharem ao público por precaução.

Conhecida como ‘maré vermelha’, ou ‘red tide’ no sua forma inglesa, esta espectacular visão ocorre quando organismos unicelulares – neste caso dinoflagelados do gene Nocticula – encontram condições excelentes (luz solar e nutrientes) para se reproduzirem rapidamente. «É como um crescimento acelerado de colónias de bactérias.» explicou William F. Gilly da Universidade de Stanford.

Estas marés vermelhas podem ser altamente destrutivas para a vda marinha, disse Lauren Freeman de San Diego, por se decomporem e removerem o oxigénio das colunas de água. Este evento pode levar a um temporário deficit de oxigénio nas águas o que pode matar a fauna e a flora destes locais.

E poderá ser prejudicial aos humanos? Depende muito de cada espécie de algas envolvidas, disse Gilly. Alguns destes dinoflagelados estão associados à saxitoxina, uma toxina de animais de concha, que pode provocar envenenamento e paralisias no ser humano.

«Estando tão próximo da costa e contido numa baía é então algo preocupante.»

E quanto à noção de ser um sinal escatológico do fim do mundo, Gilly avisa para ninguém se preocupar até porque «já vi eventos destes por todo o mundo, até em Monterey, California, e por isso não são tão raros como isso. É um evento que não merece consideração para o estatuto de sinal de fim do mundo para o dia 21 de Dezembro.»

 

Fonte: National Geographic e The Guardian

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
Partilhas