Sociedade Tecnologia

Publicidade orientada ou espionagem na sala de estar? A patente já existe…

Não muito diferente do romance de George Orwell – “1984”, televisões muito brevemente serão capazes de espiar e até mesmo analisar cuidadosamente todas as pessoas presentes nas imediações dos dispositivos bem como o que estão a fazer.

A nova geração de TV’s e receptores de cabo vendidos ao público contêm recursos que não são muito divulgados pelas empresas de tecnologia: câmeras, microfones, e sensores que têm a capacidade de gravar tudo o que está a acontecer na sala de estar.

A empresa de conteúdos por cabo, norte-americana “Verizon” registou no final de Novembro uma patente para um sistema que contém sensores de áudio e vídeo em conjunto com software de reconhecimento facial e de perfis. Um sistema destes permitirá que a empresa possa obter informações como o número de pessoas na sala, sexo, raça, o que fazem e até o que estão a consumir enquanto veêm TV. O objetivo deste sistema será, à partida, a de transmitir “publicidade orientada”, ou seja, imagine que enquanto vê televisão, um casal discute, este sistema iria “escolher” a publicidade a passar e provavelmente veriam um anúncio sobre um gabinete de aconselhamento matrimonial, ou por exemplo, a inibição de cenas impróprias na presença de uma criança.

O sistema irá basear-se em perfis e mostrar o que, os fornecedores de TV acham “melhor” para nós, no entanto cruzar a linha para a total espionagem das pessoas está apenas a poucos passos de distância.

A questão agora é: Será que vamos comprar e utilizar? Ao menos já fomos avisados!

Fonte: Slate

Link para a patente

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
  • mportela

    Já é mau perder tempo a ver televisão… mas a partir do dia em que trouxerem equipamentos desses volto aos aparelhos antigos a preto e branco 🙂

  • João Carlos

    PIOR QUE ESTA NOTICIA SERIA ACREDITAR QUE A EMISSORA DE TELEVISÃO ESTIVESSE MESMO PREOCUPADA COM O QUE AS CRIANÇAS ASSISTEM, POIS AQUI NO BRASIL A MÍDIA CORRUPTA SÓ INTERESSA MANIPULAÇÃO E FALSO MORALISMO, ALÉM DA HIPOCRISIA HABITUAL. MAIS SENSATO É ABOLIR A PRATICA DE VER TV, FIZ ISSO HÁ MUITO TEMPO.

Partilhas