Ciência Cultura Física Genética Sociedade Tecnologia

As descobertas científicas mais incríveis de 2012

original

As conquistas da ciência no ano de 2012, foram, em vários casos, admiráveis e certamente auguram uma nova fase no conhecimento do Homem, seja no seu meio micro ou macroscopico. No entanto, a subversão e utilizações não dignas serão sempre um problema para estar atentos.

 

A ciência é, talvez, uma das poucas actividades humanas que tem sobrevivido à promessa de avanço e progresso que levantou o racionalismo da modernidade, os pensadores do Renascimento, do Iluminismo e do Positivismo no conhecimento, de que viram o pilar do futuro.

Eis algumas descobertas/avanços científicos que culminaram no ano de 2012

 

1A chegada de Curiosity a Marte

Definitivamente o destaque do ano foi a chegada do rover Curiosity para Marte , uma missão da NASA cujo primeiro objectivo é a busca por vida no planeta vermelho, mas também explorar mais detalhadamente a natureza do planeta.

 

 

DNA artificial

Em 2012, cientistas em Cambridge conseguiram criar XNA, um DNA sintético que pode criar novas formas de vida e alternativas sintéticas.

 

2Computadores já aprenderam a reconhecer o conteúdo de uma imagem

Com a grande quantidade de informações que o Google tem no seu alcance diário e uma rede de computadores que tinham como únicas tarefas ver vídeos do YouTube por alguns dias? Resultado: inteligência artificial aprendeu a reconhecer dois objectos: rostos humanos e gatos .

 

3Descoberta Denisovan

A antropologia “foi invadida ” pela descoberta de um ancestral humano, o Denisovan, cuja idade é estimada em 50.000 ou 80.000 anos e que vai ajudar a entender o sucesso evolutivo do Homo Sapiens, especificamente para algo no cérebro desta espécie que trabalharam de forma diferente para os seus familiares, processos cognitivos e desenvolvimento do cérebro que os distinguiam dos demais.

 

4Boson de Higgs

Sem dúvida, o outro evento grande de 2012 foi a confirmação da existência do bóson de Higgs , também apelidada de “partícula de Deus”, porque ele é o elo que poderia explicar nada menos do que a formação do universo. Esta descoberta no entanto gerou mais duvidas que certezas.

 

ENCODE: a enciclopédia de DNA

ENCODE representa a Enciclopédia de Elementos de DNA, um ambicioso projecto para catalogar os dois componentes do genoma humano e a função de cada um deles e que, desde o início, refutou a ideia do chamado “DNA lixo” : sequências de códigos genéticos, que, ao contrário do que se pensava, fazem regular os processos de nosso corpo.

 

Criando células-tronco a partir de mamíferos

o A história das células-tronco e do seu papel na biotecnologia ainda está a ser escrito. No entanto no ano de 2012, um grupo de investigadores da Universidade de Kyoto criou um rato apenas a partir de tais elementos básicos da vida.

 

Privatização da viagem espacial

Embora, a rigor, isso não é uma conquista científica, mas sim tecnologica, a comercialzação das viagens espaciais pode mudar radicalmente a noção de exploração espacial actual.

 

5Preservativo mais avançado do mundo

Pode ser utilizado por mulheres, este preservativo usa a nanotecnologia, para bloquear a passagem do esperma para evitar doenças sexualmente transmissíveis, inclusive a SIDA. Como se isso não bastasse, ele também é capaz de se desintegrar por si só depois de alguns dias no corpo. 

Mais exemplos na Fonte: io9 

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
  • Francisco Tomás
    Na Natureza nada se Cria, nada se perde e tudo se transforma, assim como se mudam os tempos, mudan-se as vontades, muda-se o ser e a confiança, pois o mundo é composto de mudança.
Partilhas