Astronomia Ciência

Mancha solar alarma investigadores!

ng2325093.png

ng2325093.png

Apareceu há dois dias e vai assombrar o sistema solar por mais uns tantos. Uma mancha solar gigantesca foi detectada na superfície do Sol e move-se, lentamente, ameaçando a Terra.

É de realçar que esta mancha solar havia já sido prevista por vários cientistas que estudam as tempestades solares e que avisavam para a necessidade de se tomarem medidas preventivas e de protecção, especialmente para os satélites que temos neste momento a orbitar a Terra. A verdade é que não sabemos se foram ou não tomadas medidas e a NASA disponibiliza apenas um comunicado técnico sobre o evento e desdramatiza a situação oferecendo até um curioso vídeo que de acordo com alguns investigadores ainda levanta maior alarme pela magnitude da mancha.

A mancha, baptizada de AR 1654, tem dez vezes o tamanho da Terra e ondas de calor mais intensas que o próprio Sol. De facto, a NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) indica que, neste momento, a região ativa 1654 está a produzir camadas de classe M1, numa escala que se mede, da menor para a maior, com as letras A, B, C, M e X.

Veja aqui o vídeo disponibilizado pela NASA:

As manchas solares são regiões magneticamente ativas da fotosfera que provocam grandes explosões para o espaço interplanetário, mas a Terra não está em perigo.

Apesar de a NOAA ter previsto 10% de x-flares (camadas de classe X) para hoje, apenas os sistemas das comunicações, como os transmissores de rádio, os satélites e os GPS serão afetados.

O Observatório de Dinâmica Solar (SDO), da NASA, está preocupado com a mancha que se estende ao longo de dezenas de qulómetros do território solar, porém os astrónomos garantem que vão ficar de olho na AR 1654 e monitorizar o seu crescimento.

E cá estaremos nós a confiar no seu trabalho!

Fontes: NASA, DN Ciência

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
Partilhas