Saúde

Marcas brancas nas unhas o que são?

white-spots-fingernail-leukonychia-punctata

A sabedoria popular põe na boca da medicina uma série de expressões que se tornam lugares comuns e que ao longo dos tempos teimam em fazer parte da cartilha pela qual todos se regem. Todos já notamos numa vez ou outra que as nossas unhas apresentam uma ou mais manchas brancas… tentamos limpar e descobrimos que não se trata de tinta mas parte natural da unha. Perguntamos por aí e o mais certo é ouvirmos a explicação de que possuímos uma deficiência de cálcio e que precisamos aumentar o consumo de leite ou afins.

white-spots-fingernail-leukonychia-punctata

De facto muitos pensam e afirmam que essas marcas ou manchas brancas nas unhas são fruto de falta de cálcio… ou seria de zinco?! Mas que alguma deficiência nutricional apresenta isso é certo para uma grande maioria das pessoas. Mas, um belo dia, começamos a querer saber mais sobre as coisas e deixar de ir na cartilha tida como aceite por uma sociedade que nos ‘dirige’ e ‘rebanha’ numa determinada direcção.

O que são as marcas brancas e como apareceram?

Uma das principais causas para estas pequenas manchas ou marcas brancas nas unhas (seja nos dedos dos pés ou das mão) toma um nome complicado: leukonychia (aportuguesado erroneamente para leuconiquia) [fonte: Tuzun and Karakus]. Embora o nome seja quase assustador e pareça algo sério é uma condição física que na grande maioria das vezes não é minimamente preocupante [fontes: Sound Medicine, Weil].

Na realidade, estas manchas aparecem após um pequeno a moderado trauma na unha, uma batida, um trilhar ou algo do género. Se não se consegue lembrar de nenhuma altura em que se tenha magoado na unha, lembre-se que as unhas crescem muito lentamente e esse trauma pode ter tido lugar há várias semanas, muito antes de sequer notar as manchas [fonte: WebMD]. Outra possibilidade, mais remota é certo, é que essa mancha pode ter sido ocasionada por uma pequena infecção ou alergia, principalmente como efeito secundário de certas medicações [fonte: Weil].
Mas seja qual for a origem da mancha na sua unha, esta não requer qualquer tratamento ou acção da sua parte e desaparecerá naturalmente à medida que a unha cresce, e não voltará a aparecer a não ser que sofra mais um pequeno trauma na unha. Contudo, isto aplica-se quando uma ou um par de unhas apresentam estas manchas, porque caso as suas unhas possuam todas manchas e sulcos, acompanhadas de fraca dureza, a leukonychia poderá estar relacionada com uma doença um pouco mais séria: habitualmente a anemia, os diabetes ou a cirrose [fonte: Bryant].

Em geral, é bom que esteja atento às alterações notórias nas suas unhas, tal como no resto do seu corpo, e exageros e anormalidades devem ser referidos a um médico para que este possa deliberar e diagnosticar possíveis casos que merecem atenção.

Neste artigo roçamos apenas a ponta da discussão sobre este tema e sobre os problemas que se podem ter nas unhas e cutículas, mas o importante é que deixemos de acreditar em cartilhas pré-estabelecidas ‘de interesse duvidoso’ que nos levam a acreditar que estas manchas perfeitamente naturais se devem a faltas de cálcio, zinco ou outro qualquer nutriente.

Fontes: mencionadas no artigo

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
  • ze
    a pessoas que têm essa manchas nos destes, do que se trata?
Partilhas