Polémico Saúde

Carne e Peixe geneticamente modificados serão aprovados no Verão de 2013

fish-300x180

fish-300x180

Cientistas do Roslin Institute, da Universidade de Edinburgo, estão a pressionar e encorajar os governos a apoiarem e disseminarem Salmão Geneticamente Modificado, bem como o desenvolvimento de animais de quinta geneticamente manipulados.

Espera-se que os Estados Unidos da América aprovem este salmão até ao final de Maio já que o processo se encontra em fase final de deliberação quanto à comercialização de salmão geneticamente modificado para consumo humano. Os especialistas afirmam ainda que esta aprovação se seguirá quase de imediato no Reino Unido.

Este salmão é geneticamente modificado com hormonas de crescimento e genes da faneca marítima. O peixe resultante é estéril e será criado em tanques e viveiros de grande escala, especialmente no Panama. Quando aprovado, este salmão será o primeiro de 30 peixes geneticamente modificados a atingir os mercados… e o primeiro animal geneticamente modificado para consumo humano!

0523_salmonseattle_460x276Corporações de biotecnologia como a AquaBounty parecem ter o poder de persuasão necessário perante o governo americano e existem registos de pertencer a um dos longos ramos da empresa gigante de alimentos geneticamente modificados: Monsanto.
A principal accionista da AquaBounty, Intrexon Corporation, é propriedade de uma das farmacêuticas mais fortes do mundo: a Clinical Data Inc. e desde que a Intrexon comprou a Avalon Pharmaceutical Inc as hipóteses de o governo americano negar esta aprovação são muito baixas. E uma vez mais temos as indústrias farmacêuticas a comandarem os cordéis que movem os políticos do mundo onde o lucro multi-trilionário é o incentivo maior.

A justificação destas corporações é que a aceitação destes animais geneticamente modificados será a resposta para o flagelo da sub-nutrição mundial… mas sabemos muito bem como tudo isto funciona bastando apenas analisar todo o historial da Monsanto e do seu milho por todo o globo terrestre e os efeitos catastróficos sobre a saúde humana, a economia das nações pobres e a saúde do planeta.

A pressão da utilização de carne e peixe geneticamente modificado poderá ganhar a aprovação total nos próximos meses e muito em breve teremos porcos gigantes, galinhas que apenas produzem fêmeas e gado resistente a doenças com genes de babuíno. Mas felizmente os críticos estão a alarmar as populações de forma a que isto seja evitado numa batalha em bloco.

SCIENCE Dolly file

A Prof. Helen Sang, especialista em modificação genética animal do Instituto de Roslin – onde a Ovelha Dolly foi clonada – insiste que os medos da comida ‘frankenstein’ são infundados e que todos vamos beneficiar da existência de animais de quinta geneticamente modificados e que rapidamente as famílias britânicas e as lojas se habituarão à sua presença. Assegura ainda que as novas técnicas de edição de genes são especialmente concebidas para criar animais destinados a serem parte da nossa alimentação.

«Vivemos uma época excitante. Temos animais geneticamente modificados que têm qualidades que nenhum outro animal convencional possui. O problema é mostrar ao povo que não se trata de magia para que aceitem a ideia confortavelmente. Estamos desiludidos que os mercados tenham recusado há uns anos a venda de produtos geneticamente modificados, mas terão de mudar a sua política. A produção de alimentos é uma matéria internacional e por isso os animais geneticamente modificados serão aceites gradualmente pelo mundo inteiro.», diz Helen Sang.

Os governos podem aceitar esta catástrofe macabra, mas cabe a cada um de nós aceitar ou não se queremos consumir animais geneticamente modificados e se queremos ‘alimentar’ o crescimento destas corporações farmacêuticals e alimentares que parecem ter mais poder que qualquer governo do mundo.

Fontes:

 http://www.ft.com/cms/s/0/84d6ffe2-4061-11e2-8e04-00144feabdc0.html#axzz2S4J9FLE3

http://www.dna.com/content.aspx?ContentID=1357

http://www.guardian.co.uk/environment/2013/apr/24/genetically-modified-salmon-aquabounty-panama-united-states

http://www.dailymail.co.uk/news/article-2309668/GM-meat-fish-set-sale-Scientists-press-ahead-despite-public-outrage.html

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
  • Dani Silva
    A partir de agora, é sempre a descer… caminhamos para uma sociedade onde só se comerá uma “ração”, uma miscelânea de nutrientes sintetizada…

    Estes animais “geneticamente modificados” poderão desenvolver novas doenças, novas complicações ainda mais fortes que as actuais. Quem está por detrás disto não pode assegurar a segurança dos consumidores, porque não é possível fazer previsões a longo prazo de uma coisa que está agora a ser desenvolvida.

    Temo pelo bem-estar na Natureza (animais e plantas) no futuro…

    • http://portugalmundial.com/ Portugal Mundial
      Partilhamos da sua preocupação :(
  • Patrícia Patos
    E será que os consumidores vão ter acesso a informação fidedigna acerca da origem dos animais?
    • http://www.economia-e-sociedade.blogspot.com.br/ Rui Tojal
      Que pergunta ingénua, Patrícia…
Partilhas