História Sociedade

Descoberto complexo Sumério com mais de 4 mil anos

Meso2mil

Um grande complexo de aproximadamente 4 mil anos foi encontrado por arqueólogos britânicos na antiga cidade de Ur, no Iraque. O achado tem o tamanho de um campo de futebol e é da mesma época em que Abraão viveu na cidade, de acordo com a Bíblia.

De acordo com Stuart Campbell, pesquisador da Universidade de Manchester, trata-se de uma descoberta “de tirar o fôlego”. Os envolvidos acreditam que o local deveria abrigar algum prédio público, que poderia tanto ter edifícios religiosos como administrativos. Os cientistas ainda enfatizaram que descobertas deste porte são extremamente raras.

Ur foi a última capital dos sumérios, há 5 mil anos. Historicamente, esta região ficou conhecida como Mesopotâmia. Considerado um dos locais que abriga importantes vestígios de antigas civilizações, o Iraque somente agora volta a ser um campo explorado pelos arqueólogos por conta do longo processo de instabilidade política e social que afecta a região. Desde 1980 nenhuma equipa de britânicos explorava o local onde esta descoberta foi realizada.

A relevância desta descoberta traz à luz uma antiga discussão sobre a validade científica do que é aceite pela ciência corrente, bem como possíveis interpretações mais exactas de épocas descritas no livro sagrado cristão e dos livros base do judaísmo. A questão que se põe é se por acaso iremos alterar a educação que damos aos nossos jovens ou se vamos esperar 50 anos para acrescentar à história estudada tudo o que já está provado e refutado.

iraque-arqueologia-ur-history-channel

Fonte: University of Manchester

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
Partilhas