Natureza Saúde Sustentabilidade

Sustentabilidade é possível: 450000kg de produtos biológicos em 1,5 hectares

Will-Allen

Um vídeo no youtube que se está a tornar viral revela que afinal podemos criar sustentabilidade com pouco espaço desde que o empenho seja muito e deixemos de acreditar nas histórias de que o mundo está perdido. A melhor parte é que os produtos são biológicos, naturais, saudáveis, diversificados e em apenas 1,5 hectares (15000 metros quadrados) consegue-se produzir até 453000 quilos de produtos.

Já pensou em criar o seu jardim? Tem um pedaço de terra que gostava de optimizar? Já ponderou entrar numa comunidade de agricultura urbana?
Para Will Allen tudo começou por criar uma pequena comunidade onde junto com um grupo de jovens entusiastas criou um ecossistema capaz de demonstrar que a sustentabilidade é possível… e em pouco espaço!

A produção tem as seguintes especificações espantosas:

  • produzindo 10000 peixes;
  • cerca de 420 metros de composto por minhocas
  • utilizando espaço vertical significativo
  • 12000 metros quadrados de estufas
  • usando uma simples bomba de aquapónia
  • produção todo o ano com aquecimento de pilhas de composto
  • produção estimada em cerca de 5800€ por ano

Conseguem imaginar se pequenos locais como este começam a polvilhar a nossa paisagem? Seria um passo gigante para a sustentabilidade e auto-produção de víveres saudáveis e naturais. Ser auto-suficiente na alimentação entrega a uma família a capacidade de sobrevivência e um projecto conjunto destes em zonas locais poderia lentamente mudar o futuro da humanidade.

O fundador desta iniciativa chama-se Will allen e ele ajudou a criar a empresa “Growing Power” que começou com um agricultor, um pedaço de terra e um pequeno grupo de jovens dedicados. Hoje o seu empenho e dedicação mudou não só a vida deles como está a ajudar muitas comunidades a mudar a sua própria vida.

O Will Allen acredita que «se as pessoas puderem cultivar comida segura, saudável e a baixo custo tendo acesso a terra e água limpa isso irá transformar qualquer comunidade. Acredito que não podemos ter comunidades saudáveis sem um sistema saudável de alimentação.»

O maior dos objectivos da “Growing Power” é cultivar comida, mentes e comunidades!

Como tudo se processa?

São 3 as áreas essenciais de actuação desta empresa: Métodos de Cultivo, Educação e Assistência Técnica, Produção de safras saudáveis e sua distribuição.
A empresa actualmente dá workshops e demonstrações dos métodos de cultivo para explicar que a base deste sistema é o solo e sem um solo de qualidade as plantações não terão nutrientes nem saúde. É por isso que este sistema produz cerca de 10 milhões de toneladas de compostagem e compostagem com minhocas que vai alimentar os leitos de plantação, e porque eles sabem o que está nos compostos não estão preocupados com a possibilidade de contaminação dos solos com chumbo ou outros químicos que os humanos não deviam consumir.

Alguns pontos interessantes do sistema

  1. Aquacultura: esta é a simbiose essencial do cultivo de plantas e de animais aquáticos num ciclo funcional. Usam a Perca amarela e a Tilapia para fertilizar as plantações e ervas com o uso de uma bomba de aquaponia.
  2. Abelhas: as trabalhadoras mais empenhadas deste sistema são as abelhas, usando abelhas colectoras europeias, Apis Mellifera, excelentes para polinização e produção de mel de qualidade (cerca de 68kg por ano)
  3. Compostagem: sistemas vivos são compostos por resíduos de carbono, microorganismos, minerais e minhocas ‘red wriggler’. O material resultante é espantosamente fértil e dá às plantas acesso a nutrientes excelentes. O pequeno ecossistema criado permite alimentos limpos de contaminantes químicos, óptimos para a digestão e transforma o desperdício natural em mais fertilizante capaz de combater de forma perene o desgaste do solo.
  4. Gado: este sistema prevê o uso de alguns animais de quinta que criam fertilizante e são fonte de proteínas naturais e biológicas por serem alimentados saudavelmente nunca usando antibióticos ou hormonas.

A ideia deste artigo é demonstrar como é possível uma comunidade criar sustentabilidade e criar a capacidade de combater a dependência de produtos de origens duvidosas e seus custos inerentes.

E agora ganhou vontade de criar o seu jardim?

Fontes: Wakeupworld, Growing Power

 

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
  • mirian da silva almeida

    Como fazer hidroponia orgânica?

    • Cesar Real Nunes

      Com peixes nos tanques de hidroponia. Eles libertam nitratos na água e as plantas absorvem-nos.

Partilhas