Saúde Sustentabilidade

Experiência de estudantes revela que Plantas não crescem perto de Wi-Fi

5 alunas do ensino secundário dinamarquês desenvolveram uma experiência  que aponta para que as Plantas sofram e não cresçam e morram inclusive na presença da radiação de telemóveis ou routers de redes sem fios (Wi-Fi).

Cress CollageEsta experiência que causou alguma agitação na comunidade científica, apresenta resultados que surpreendem.

Tudo começou com uma observação e uma hipótese. As alunas verificaram que se dormissem com os seus telemóveis perto das suas cabeças à noite, tinham mais dificuldade em concentrarem-se na escola no dia seguinte. Quiseram portanto testar o efeito da radiação dos telemóveis em humanos. No entanto a escola que frequentavam não possuía condições (equipamento) para conduzir a tal experiência. Em alternativa, as alunas desenvolveram uma experiência para testar os efeitos dos telemóveis mas em plantas.

A experiência consistiu em colocar 6 bandejas com  Lepidium sativum, um tipo de erva como o agrião, numa sala sem radiação, e outras 6 bandejas semelhantes numa outra sala com 2 routers, que segundo os cálculos das alunas, emitiam o mesmo tipo de radiação produzida por um telemóvel ou smartphone.

Nos 12 dias seguintes as alunas observaram, mediram, pesaram e fotografaram os resultados. Os resultados no fim desse período foram bastante óbvios – as sementes na sala com os routers não cresceram e algumas morreram mesmo, enquanto que as sementes no quarto livre de radiação, desenvolveram como era esperado.

Team_Karse_til_dr-dkEsta experiência rendeu a estas alunas menção de honra na competição de ciência escolar e um especial interesse de cientistas pelo mundo inteiro.

De acordo com uma professora da escola onde esta experiência se desenvolveu (Hjallerup Skole), pelo menos um investigador de neurociências do  Karolinska Institute na Suécia, demonstrou interesse em repetir esta experiência num ambiente mais controlado, profissional e científico.

Fontes: MNN, ABC News, Global Research

 

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
  • Paulo Renato Santos

    Fiquei impressionado com o conteúdo sobre algumas plantas. Realmente vivendo e aprendendo. Excelente o conteúdo. Grato por compartilhar conosco tal conhecimento.

Partilhas