Política Sociedade

Lista de Países que baniram ou restringiram os OGM da Monsanto e não só!

gmo_world_map_large

STOP+MonsantoNem tudo é má notícia neste planeta azul… A opinião pública contra o gigante corporativo da Monsanto e todos os OGM começa a surtir efeitos visíveis por esse mundo fora. Os governos começam a reagir e alguns países defendem a sua integridade, a sua saúde e o seu futuro. Por mais que existam opiniões desinformadas que ainda pensam que os OGM vão salvar a humanidade da fome e miséria, o mundo parece querer acordar e abrir os olhos. Seja este um bom presságio!

ItáliaAs regiões da Toscânia, Molise, Lazio e Marche, bem como 25 outras províncias, cidades e comunas baniram as colheitas de produtos OGM, incluindo Roma, Milão, Turin, Brescia e Génova. Em decisões democráticas de concelhos locais ou regionais ou por determinação do governo nacional a lei Italiana defende a nação contra más decisões da união Europeia.

Áustria: Banimento de 3 milhos de OGM (Novartis, Monsanto e AgrEvo). O Instituto para as Áreas Montanhosas menos Favorecidas pressiona legislação anti-OGM e a declaração de áreas GM-free (livres de OGM), nomeadamente nos estados de Salzburgo e Vorarlberg.

ef19a3781aFrançaBanimento de PGS’s, AgrEvo e muito brevemente o banimento total de todos os OGM transformando a França num país GM-free.

Alemanha: Banimento do milho OGM da Novartis e criação da iniciativa «Terra comum sem OGM» pelos BUND que lançam iniciativas nas várias comunidades alemãs discutindo e votando resoluções anti-OGM e a favor de zonas GM-free por toda a Alemanha: Bad Vilbel, Blauenstein, Lahr, Konstanz, Hannover, Hamburg, München, Reutlingen, Freidrichsdorf, Blomberg, Seligenstadt, Niddatal, Maintal, Riedstadt, Adendorf, Schwebheim, Pinneberg, Schwabach, Langenhagen, Wyhe, Burgdorf, Neetze, District Traunstein. Por outro lado várias igrejas protestantes organizam-se contra as colheitas OGM e defendendo as zonas GM-free em Hannover, Hessen e Nassau, Sachen, etc

Perú: Banimento total de OGM em produtos ou sementes durante 10 anos decretado pelo governo com leis severas para quem falhar no seu cumprimento. Inclui a importação destes produtos ou de produtos derivados ou com OGM nos seus componentes.

Luxemburgo: Banimento do milho da Novartis

Portugal: Banimento do milho da Novartis, no entanto existem locais de projecto piloto na zona do Alqueva regulados pela Monsanto.

GréciaBanimento da AgrEvo e tendência para eliminar projectos de teste com colheitas OGM

Espanha5 anos de suspensão do uso de OGM decretado pelos Bascos e Andaluzia enquanto que em Castela, La Mancha e Baleares existe o total banimento de OGM.

Reino UnidoA igreja de Inglaterra recusa permitir os testes de OGM em 60000 hectares de terrenos e dezenas de autoridades locais forçam a Casa dos Comuns a banir os OGM. No País de Gales tenta-se banir as colheitas OGM, mas o minitério da agricultura aprovou uma das variedades de milho OGM.

Suiça: Embora um dos centros de pesquisas de produtos OGM, apenas 2 testes de batatas OGM foram testadas até hoje, em 1991/1992.

Noruega: Baniu a importação de várias culturas OGM e produtos baseados em OGM que contenham genes de resistência antibiótica.

Austrália: O Estado da Tasmania e a Australia Ocidental baniram as colheitas OGM e algumas comunidades declararam-se GM-free

Nova Zelândia: Auckland e Wellington declararam-se GM-free e os testes de salmão OGM foram suspensos.

Tailândia: 40 tipos de OGM para plantação foram banidos, no entanto mantêm-se os testes para investigação.

Filipinas: Valencia pediu um adiamento/banimento por 5 anos de todos os OGM e o governo das Filipinas declarou uma suspensão de 5 anos em todas as investigações científicas nesta área.

Arábia Saudita: Todos os produtos concebidos com OGM são proibidos e banidos de consumo e importação.

Egipto: Todas as importações de milho OGM foram suspensas.

Algeria: Banimento da importação, distribuição, comercialização e utilização de OGM excepto para investigação científica.

Brasil: A plantação de OGM é proibida por lei federal por agora e os estados do Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul declararam-se GM-free, enquanto 18 outros pretendem o mesmo pressionando o governo nesse sentido.

Paraguai: O Ministério da Agricultura planeia o banimento total dos OGM

Estados Unidos da América: Vermont, Dakota do Norte, Montana, Burlington, São Francisco e Colorado interpõem esforços no banimento total dos OGM, no entanto estes esforços têm sido em vão.

QuéniaVejam «ao vivo» o momento em que o Quénia declara o banimento total dos OGM

 

Fontes: http://www.gmo-free-regions.org

gmo_production_2005-world1

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
Partilhas