Saúde

Descoberta a verdadeira função do Apêndice

09_4_appendix.600.324

09_4_appendix.600.324Há muito considerado um orgão potencialmente problemático e redundante o Apêndice foi finalmente descodificado por investigadores americanos e a sua função foi finalmente explicada.

Os investigadores afirmam que se trata de uma caixa forte de bactérias benignas, que funciona efectivamente como um botão de reiniciar a seguir a um evento pesado como a disenteria ou a cólera. O conhecimento convencional tinha esta pequena bolsa que sai da primeira parte do intestino grosso como redundante e muitas pessoas removem o apêndice sem ficar com qualquer reacção adversa notória.

693954-3x2-940x627

Os cientistas da Duke University Medical Centre na Carolina do Norte descobriram que após um caso de disenteria ou cólera, que destrói bactérias benignas essenciais à digestão, as reservas do apêndice entram em acção repondo a normalidade num curto espaço de tempo. Mas o Professor Bill Parker avisa que esta descoberta não deve ser uma razão para que subitamente fiquemos agarrados ao pequeno orgão a todo o custo: «É muito importante que as pessoas percebam que se o apêndice inflama, só porque já se descobriu a sua função não significa que devamos ficar agarrados a ele e evitar que seja removido. Portanto é bom termos descoberto a função real do apêndice mas não queremos que as pessoas digam, “oh o meu apêndice é importante por isso não deixo o médico removê-lo”»

 

koala-bear-is-astonishedConfirmação da Descoberta

Nicholas Vardaxis, um professor associado no Department of Medical Sciences da Universidade RMIT, afirma que a teoria apresentada pelos cientistas da Duke University faz todo o sentido: «Como ideia é bastante atractivo ver o apêndice como o local onde reservamos as pequenas bactérias, uma espécie de caixa-forte afastada de tudo o resto. Se observarmos o que tem acontecido ao longo da evolução, quanto mais alto na escala evolutiva estamos quanto mais omnívoros somos e por isso quanto menor se torna o apêndice e a sua necessidade. Penso que o apêndice é hoje em dia um vestígio de um orgão que foi outrora importante.»

O apêndice do Koala

Ao contrário do humano, o Koala é conhecido por possuir um enorme apêndice. Pensa-se que seja pelo facto de a sua dieta ser exclusivamente à base de folhas de eucalipto.
«A não ser que um evento massivo destrua a os eucaliptos de que os koalas dependem directamente isso não mudará.», acrescenta o Professor Vardaxis. «Mas se isso acontecesse veríamos koalas mutantes em pouco tempo, por procurarem outra fonte de alimentação, e ao fim de umas centenas de gerações ou um milhar de anos assistiríamos, com certeza, à diminuição considerável do tamanho do apêndice dos koalas.»

Fonte: ABCnews

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
Partilhas