Desastres Mundiais Natureza Sustentabilidade

Algo que o mundo todo devia ver e saber!

Marine Debris Poster (4) AI9

Algo que o mundo todo devia ver e saber! A nordeste do Havai, as correntes marítimas formam um redemoínho gigante que acumula e segura detritos de todo o Oceano Pacífico, o nome científico deste fenómeno é Giro Pacífico Norte.

plastic_pollution

O Giro Pacífico Norte, é um dos maiores giros oceânicos, localizado no Oceano Pacífico. Este giro compreende a maior parte do norte deste oceano, sendo o maior ecossistema do nosso planeta. É localizado entre o equador e o Paralelo 50 N e ocupa uma área de aproximadamente 20 milhões de quilómetros quadrados. O giro tem um padrão circular sentido do relógio e compreende 4 correntes oceânicas: a Corrente do Pacífico Norte ao norte, a Corrente da Califórnia a leste, a Corrente Equatorial Norte ao sul, e a Corrente Kuroshio a oeste. É local de uma concentração intensa de detritos marinhos, conhecido como Grande Porção de Lixo do Pacífico (Great Garbage Patch).

O fotógrafo Chris Jordan embarcou numa viagem ingrata de documentar este fenómeno para que o mundo deixasse de estar ignorante a esta catástrofe, tendo concebido uma tocante grande reportagem em filme, cujo trailer apresentamos abaixo para vossa análise e conhecimento.

post_1611095_1243707878_med

«Estudo este fenómeno da Grande Porção de Lixo do Pacífico há já bastante tempo. Procurei uma forma de o visualizar e embarquei para o mundo surreal de Midway, constatando que as minhas piores expectativas são reais e até fracas na descrição desta catástrofe. Estas aves são Albatroz, e após saírem do ovo as primeiras  merendas são letais. Acontece que enquanto os ovos estão a eclodir, os pais procuram comida voando pela vizinhança de Midway. O que eles encontram nesta vasta área de oceano são plasticos tóxicos e ignorando o perigo de algo que não conhecem alimentam as suas crias. Morrem de fome, má nutrição ou asfixia. Perceba pelo menos este problema, não precisa de saltar na sua solução… precisamos sentir realmente estas coisas, mesmo que desagradáveis, para querer alimentar e mover formas de combater de maneira apaixonada e interessada», afirma Chris Jordan.

O desejo de fazer algo tem de facto de nascer da vontade real e inequívoca de sermos seres humanos, se calhar pela primeira vez na nossa vida, e não o zombie que andaram a treiná-lo para que seja desde que nasceu!

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
  • Cida Calheiros

    O homem perde tempo brigando por dinheiro, enquanto o planeta pede socorro! Até quando a natureza vai sobreviver à cegueira humana?

    • Pedro Humberto

      Ela sempre sobreviverá. Quem n vai é o Homem. Quando a raça humana acabar… A vida continua!

Partilhas