Polémico Tecnologia

Barreira protectora no espaço desligada!

space-fence-debris

space-fence-debris“A Barreira Espacial  (Space Fence)  foi desligada”. Esta é a mensagem que se pode ver no sítio de internet da SatWatch e que confirma os rumores do mês passado que indicavam que a força aérea americana iria desactivar o sistema de radares que monitorizava e acompanhava milhares de objectos na órbita da Terra, operacional desde 1961.

A Barreira Espacial, também conhecida pelo seu nome formal de Air Force Surveillance System, consiste em três transmissores e seis receptores que se estendem pelo sul dos EUA, usando ondas de rádio para pintar uma imagem de um pedaço de espaço. Os objectos detectados vão desde satélites, despojos e meteoros.

“O último sinal que capturei o reflexo foi do meteoro Priroda,” afirmou Mike Coletta da SatWatch, “que apareceu no transmissor aproximadamente às zero horas de 1 de Setembro e a partir daí nada mais funcionou.”

SPAC_Space_Fence_Concept_Lockheed_lgDesligar este sistema que estava há tanto tempo funcional e público vai poupar 14 milhões de dólares à força aérea e a agência espera instalar uma nova versão da barreira usando tecnologia mais recente no futuro.
As notícias do desligamento chegaram no mês passado após uma fuga de informação de um memorando interno da força aérea que levou a críticas vindas de todos os quadrantes, com especialistas a afirmar ser uma irresponsabilidade fechar o sistema sem substituto.

Na realidade este evento aparece como algo muito ilógico tendo em conta que por ano cerca de 75 manobras especiais são feitas em satélites para evitar colisões graças ao serviço da barreira agora extinta e dos amadores que diariamente acompanhavam o bips e bops nas ondas rádio. Ainda mais agora que teremos a visita dupla de um enorme cometa: ISON.

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
  • asda
    ocultamento de ovnis
Partilhas