Sociedade

China: Falsifica-se carne de vaca… e agora compra a maior produtora de carne de porco

Este artigo são duas notícias de uma só vez que decidimos juntar porque ambas estão indirectamente ligadas, quanto mais não seja pelo futuro das carnes disponíveis em mercado e sua qualidade. Primeiro, sabemos que na China se produz carne de vaca falsificando carne de porco e, em segundo, sabemos que um grupo de empresas chinesas está a comprar a maior produtora de carne de porco.

Carne falsaA polícia da província de Xi’na, na China, no passado dia 15 de Setembro de 2013, apreendeu mais de 22 toneladas de carne de vaca falsa numa fábrica local. A carne era de porco e foi tratada com produtos químicos, como cera de parafina e sais industriais para parecer carne bovina. Relatórios da polícia indicam que a fábrica vendeu mais de 1.500 quilos de carne falsificada para os mercados locais a cerca de 25 a 33 yuan por quilo. Outras seis oficinas que estavam a produzir a carne falsa também foram descobertas e fechadas.

“Isto é muito comum na China pois a carne suína é consideravelmente mais barata do que a carne de vaca”, explica o sócio-diretor da trading Winpoint.

Em maio deste ano, o Medical Daily informou que 904 pessoas foram presas na China por falsificarem carne. Entre os detidos estavam gangues que lucraram mais de 10 milhões de yuans com venda de carne de rato e raposa ‘transformada’ em carne de vaca.

“É terrível imaginar que podemos comprar esse tipo de carne no mercado. O pior é que muitas pessoas não tem informação suficiente e compram sem medo pelo preço ser bem atrativo. Ainda bem que conseguiram desligar essas fábricas, mas com certeza ainda existem muitas delas”

Por outro lado, diferente mas que após a notícia anterior nos alerta para possíveis consequências, a maior produtora americana de carne de porco vai ser comprada por um grupo de empresas chinesas.

O negócio, que deverá ser formalizado hoje, é a maior aquisição feita pela China nos Estados Unidos e foi já aprovado pelo Comité norte-americano que regula o investimento externo no país
Os accionistas do maior produtor mundial de carne de porco, a norte-americana Smithfield Foods Inc, aprovaram a venda da companhia a uma empresa chinesa por 4.720 milhões de dólares, noticiou hoje, dia 25 de Setembro, a agência noticiosa oficial chinesa Xinhua.

O negócio, que deverá ser formalizado hoje, é a maior aquisição feita pela China nos Estados Unidos e foi já aprovado pelo Comité norte-americano que regula o investimento externo no país. Fundada em 1936, e contando actualmente com cerca de 46.000 empregados, a Smithfield Foods Inc será comprada pela Shuanghui International Holdings, empresa sediada na província de Henan, centro da China, e da qual fazem parte várias empresas chinesas de distribuição de carnes.

A compra da Smithfield Foods Inc “mostra que as empresas chinesas estão ansiosas por criar capacidade para servir consumidores mais exigentes” e “acaba com a ideia que estão apenas interessas em recursos naturais”, disse um consultor de Nova Iorque, citado pela Xinhua.

Independentemente da relaçãoentre as notícias, que esperançosamente será nenhuma, é sempre bom saber com o que nos brinda a China.

Fontes: MSN Now e IOnline

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
  • Sofia Almeida

    Continuem a comer carne e a contribuir para uma indústria de morte! Morte de milhares de animais, violentamente sacrificados, morte da dignidade humana que desculpa qualquer acto pela necessidade de poder material, de dinheiro e ecónomia é a palavra de ordem, morte do planeta pela emissão de gases provocados pela produção massiva de animais, morte do próprio organismo que ingere esta espécie de alimento.
    Que espécie tão ridicula são os humanos, e no top five estão os chineses, sem dúvida!

    • Claro que vamos continuar a comer carne =D

  • Germano Rodrigues

    .1 o ser humano sempre matou para comer
    .2 se fosse-mos todos vegetarianos os vegetais não chegavam para todos
    .3 a maioria dos animais na terra mata para comer
    .4 grave é matar pro prazer nem que seja uma planta

    • Caio Basilio Muñoz

      1- errado;
      2- errado;
      3- ok;
      4- concordo.

Partilhas