Ciência Espiritualidade Tecnologia

Cientista russo fotografa a alma a deixar o corpo

A alegada altura em que o lado astral desencarna, ou seja a exacta altura em que o espírito deixa o corpo, foi capturada pelo cientista russo Konstantin Korotov, que fotografou e analisou uma pessoa neste momento com uma câmara bio-elétrica.

ast A imagem foi obtida monitorizando as descargas da gases visualmente, usando um método avançado de fotografia de Kirlian, mostrando a azul a força vital do corpo deixando-o gradualmente.
De acordo com Korotov, o umbigo e a cabeça são os pontos que que perdem força vital em primeiro lugar e as virilhas e o coração são as últimas áreas a perder essa mesma força, antes que todo o espírito parta na direcção do infinito desconhecido. Korotov analisou ainda casos de morte violenta ou inesperada e pode demonstrar que nestes casos existe uma espécie de ‘confusão’ e que esta força vital, energia ou alma costuma voltar ao corpo algumas vezes durante os dias que se seguem à morte, o que se pode dever a excessos energéticos segundo o assistente de Korotov.

A técnica desenvolvida por Korotov, director do ‘Research Institute of Physical Culture’ em São Petersburgo, é considerada e usada como uma tecnologia médica pelo Ministério da Saúde da Rússia que possui mais de 300 médicos no mundo a investigar momentos de stress, monitorizando os progressos de pessoas com doenças terminais. Korotov afirma que a sua técnica de imagiologia energética pode ainda ser usada para diagnosticar todo o tipo de desiquilíbrios biofísicos em tempo real e até mostrar se alguém tem poderes psíquicos ou é uma fraude.

aug3_korotkov_korotkovEsta técnica, que mede em tempo real as radiações emitidas pelo espectro electro-magnético do corpo humano, e não só, é bem mais avançada que a versão desenvolvida para a aura por Semyon Kirlian. As observações da equipa de Korotov confirmam, tal como anteriormente afirmado por Kirili, que «a luz electro-fotónica estimulada à volta das pontas dos dedos de um humano contém informação coerente e extensa sobre essa mesma pessoa e o seu estado físico e psicológico.»

No vídeo abaixo (infelizmente apenas disponível em inglês sem legendas e dividido em 11 partes, que poderá acompanhar as restantes no youtube), explica a técnica e foca coisas muito importantes que esta ajudou a concluir, nomeadamente o facto de quanto mais tecnológicos formos menos energia vital temos, quanto menos comida biológica ingerimos menos energia vital temos, etc. Fala-se ainda da medição possível de fazer da interação e influência que a nossa bioenergia tem nas pessoas que nos rodeiam, bem como explica que a nossa bioenergia reage à medida que alguém nos dirige atenção, mesmo que não estejamos conscientes disso.
No vídeo Korotov demonstra-se optimista para o futuro e afirma que este novo campo científico está a provocar mudanças na educação da Rússia onde hoje se ensinam as crianças a reconhecerem estas energias, não como suspeita mas como um facto.

Mais sobre Korotov, na primeira pessoa:

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
  • Edmilso Ramalho

    A ciência está comprovando as teses do Espiritismo Kardecista. Vide a CID 10 F 44.3 , classificada pela OMS em 2011.

    • Pedro Taquelim

      Investigue bem antes de colocar o nome da ciência (e do método científico) nessas alegações extraordinárias.

    • Solange Martins

      nada a ver. Jesus mentiu e o maçon alain kardec estava certo. FALA SÉRIO.

      • Allan

        Kardec complementa e explana o evangelho de Jesus. “Maçon” Solange?? Convido-a a ler as obras básicas do espiritismo a fim de elucidar os pontos que pra você se mostram obscuros. E atente-se a não ofender e apedrejar o que não conhece.

      • Suede Santos

        De fato a burrice do Kardec chega a ser muito engraçada. Fui ler suas obras e como é pedante a tal interpretação totalmente fora de contexto kkkkkkkkk

    • Jack Crr

      soh mostra a energia termica do corpo, nada a mais. e bem pelo contrario, a ciencia desmentiu basicamente todas as teses kardecistas.

      • Valéria Almeida

        Vocês estão confundindo. Não é a energia térmica, é só a representação na ilustração que é parecida. A Fotografia Kirlian (utilizada pelo cientista) consegue mostrar as cargas energéticas de um corpo, como os impulsos nervosos, caracterizando-se como força vital. Não é necessariamente alma, ou tampouco tem algo a ver com Espiritismo. A tese só busca mostrar que partes do corpo “morrem” primeiro, ou seja, perdem essa energia vital.

  • Fellipe Nawuá Suisso

    Me desculpa gente, eu sou espiritualista e tal, tenho minhas convicções.
    Mas isso daí ta muito fraco pra provar alguma coisa.
    Não prova nada, só mostra o funcionamento bioenergético do corpo humano. Não mostra, ou prova, “alma” (até o termo ta errado) saindo de corpo algum.

    • gael

      verdade Felipe, concordo com voçe, é mais bioenergia, a alma, ou mesmo o espirito, é bem mais abranente, é maior, e até, muitas vezes arrupica (sem forma definida). se o que sai do corpo no experiemento tem a exata forma do corpo humano, faz me crer de fato ser bioenergia

  • João Lourenço

    A nossa experiencia nessa area, é muito semelhante, mas somente em relação á energia do corpo ou electromagnetica, ou vital, vemos claramente essa energia acabar e desaparecer mas nada tem a ver com o espirito ou energia espiritual, apenas serve enquanto vivo para reter a espiritual.e para se dar a comunicação

    • Walter Schmich

      Perfeito, João Lourenço, também conhecida por ky, prana ou até por “quintescênsia” por alguns dos que nos lêem, não passa de uma forma eletromagnética, composta pela somatória de diversas frequências, responsável por uma comunicação inteligente, destinada a coordenar o funcionamento dos infinitos sub sistemas que compõem um organismo vivo. Nada tem a ver com qualquer conceito religioso existente. Saudações!!!

    • Walmir Lima

      Os espíritas não entendem nada de espiritual, nem tão pouco a Bíblia, pois a desprezam. Os Cientistas também, são burros! O Senhor Jesus disse: errais não compreendendo as escrituras sagradas. O Apóstolo Paulo explica que o mundo da carne é um, já o mundo do espírito é outro, isto é, as coisas possuem seus próprios corpos. O mundo material já mais vê o mundo imaterial. Pois há um abismo entre lá e cá. Assim como o mar tem limites, nossos olhos também tem.

  • antonio cardoso pereira

    ESTUDEM A BÍBLIA E DEUS FALARA EM SEUS CORAÇÕES.

  • Diangelis Franca

    Ah a minha maltratada Física… estuda-la ninguém quer, quando se fala na sua matemática, fazem a mesma cara, que fazem quando vão recolher o lixo… Mas é impressionante como as pessoas a-torturam para justificar suas crenças…

    • leonardo

      sim, olhe vc fazendo o mesmo…
      a parada é um fato, campos de energias são reais, são filmados e fotografados, isso é um FATO meu caro.

    • Marcos Sergio Guarani-Kaiowá

      A sua maltratada física não consegue integrar ela mesma. Se não vemos a curvatura do espaço não significa que ela não exista. A sua demonstração de “existência” com modelos, são invenções humanas que tentam dar conta da profunda falta de sentido do real bruto. De fato não existem leis a serem descobertas, mas somente uma produção calcada em paradigmas e cânones inventados que permitem a nós ter a sensação de que existe uma simetria perfeita e integrada no universo. A despeito dessa vontade traduzida em números e equações, é o Caos que predomina.

    • Bruno Ribeiro

      Como eu te entendo Diangelis… Mas vivemos num mundo de pessoas que não querem aprender, acham que já sabem sem ter que entender, em que o “sentir que algo é verdade” é prova, e que tudo o que não está de acordo com eles é o sistema a atacá-los, falta de imaginação, e conspirações contra a população… Mas estudar ninguém quer, porque isso requer tempo, esforço e inteligência. Acreditar está ao alcance de qualquer um.

  • Luka Morrissey

    21 gramas..

  • Francesco Andrade

    O QUE OS KARDECISTAS REPELEM SEM COMPREENDER É QUE A ALMA, NADA MAIS É QUE ENERGIA…EM UM OUTRO NÍVEL DE VIBRAÇÃO…E QUE O RACIOCÍNIO ESTÁ CORRETO E CORROBORA O KARDECISMO E MUITAS OUTRAS LINHAS FILOSÓFICAS QUE AFIRMAM A MESMA COISA, QUANDO DIZ QUE A ALMA RETORNA AO CORPO VÁRIAS VEZES APÓS UM DESENCARNE VIOLENTO…OLHEM COM ATENÇÃO…SOMOS MESMO ENERGIA E VÁRIAS CAMADAS…

    • Maira Anconi Fotos

      Concordo plenamente! Nomes diferentes, em diferentes tradições, para a mesma coisa. Assim como os “ateus” repelem a idéia de que energia seja algo além de um calorzinho, como se lê em alguns comentários. Para onde vai essa energia? Como ela é capaz de “voltar” ao corpo, ou como ela se esconde no corpo para reaparecer? Onde fica armazenada neste intervalo? Lembrando que muitas descobertas científicas foram negadas por diversas crenças, quem é cientista mesmo deve manter sua mente aberta, pois alguns comentários fazem crer que hoje, a crença no materialismo é tão grande que pode barrar novas descobertas pelo simples fato de que elas corroborem o que algumas religiões falam. Um extremo que seria tão nefasto quanto, qualquer radicalismo resulta em ignorância e atraso.

      • leonardo

        o melhor comentario aqui é o seu meu caro!
        olha esses ateus materialistas negando um FATO, lembra muito os religiosos….

      • Jan

        Exatamente meu amigo. O mais engraçado é que os materialistas convictos ficam nervosinhos quando dizemos que a religião deles é uma das mais fundamentalistas…

  • Daniel

    Só que não!

  • Julio Verner

    Crenças… Até quando?

    • André Luiz Silva

      Ateus, até quando??

    • André Luiz Silva

      Ateus, até quando irão crer na não existência de DEUS e na sua não própria existência??

      • André Luiz Silva

        O dia em que vc assistir seu próprio enterro, ai lembrará dessa nossa conversa… No mais, só para ficar ciente, espiritismo é ciência, filosofia e pode ser visto como religião também. Estude um pouquinho antes de achar que eu lambi fralda quando pequeno, quem sabe também faça vc ficar um pouquinho mais educado.

        • André Luiz Silva

          Vc não tem conhecimento espiritual, então não pode conversar sobre assuntos espirituais, apenas materiais…
          Como a reportagem aborda o lado espiritual então não é aqui que vc irá demonstrar seus conhecimentos…
          Vc fala de uma forma muito carinhosa, amorosa, amigável… obrigado pelos adjetivos…

          • ASouza Melo

            E tu tens conhecimento espiritual por acaso?Fala como quem se assenta a direita de Deus, só se for do Deus Baal

        • ASouza Melo

          Acreditam em Deus e ficam no sofá sem pregar e respondendo com asneiras. Assim é fácil!
          “Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.” (2Timóteo 1:7)

    • Bruno Ribeiro

      Até à extinção da humanidade, provavelmente… Para haver racionalidade é preciso qualidade de vida e educação científica generalizada (não estou a falar de formar investigadores mas de fomentar a cultura do saber).

  • Giovani Chiari

    Legal.. quer dizer, tirando os erros de português…

    • Minha senhora não existem erros de português no texto. O website chama-se PORTUGAL Mundial e não BRASIL Mundial e o português utilizado é o original.

      • Juliano Mattos

        O original? Nem o do século XIX é, quanto mais o original.

  • Edson Gonzalez

    Quanto se corta uma parte de uma folha por exemplo: a parte faltante ainda aparece na fotografia Kirlian por um certo tempo … (vai estudar, ou vai aprender melhor sobre foto Kirlian!!!!!)…. claro que é uma parte que não é exatamente matéria grosseira da qual somos constituídos que continua aparecendo na “foto Kirlian”……. deve ser um outro tipo de matéria mais tênue ou fina…..

  • John

    Ah, nada como uma verdadeira pseudociência. O cara mostra que existe uma ordem pro corpo morrer e já tem gente falando em alma e energia vital… As únicas energias ali são a elétrica dos impulsos nervosos e a térmica do fluxo sanguíneo. Todo o resto é gente querendo justificar crenças à priori com dados por si só já controversos.

    • Alex.

      concordo plenamente, as pessoas querem meter Deus em tudo, simplesmente para esconder uma verdade simples, vida e mote.

      • MónicaM.

        Deus? E as únicas energias são essas que descreveu tão superficialmente?! Tão sábio para o afirmar.
        Este assunto engloba a foto kyrlian pelos comentários que li e esta vertente relaciona-se com a aura de cada um – que pelo menos há quem acredite , e para além de acreditar posso afirmar sim baseada em factos que já não são poucas as pessoas que presenciam os resultados ,as provas, a isto.
        Uma coisa é relatar que as “pessoas querem meter Deus em tudo” por si só, outra já é cair em erro ignóbil de dizer que a verdade é viver e morrer ou algo assim, por amor de deus, como disse noutro comentário que as pessoas que reconhecem a dávida da vida já são poucas ,comparando com a esmagadora maioria e que a palavra “dávida” já apareceu até como erro e na CORREÇÃO REFERENTE dizia “DÍVIDA”

  • Daniel Zílio

    Cientistas querendo provar coisas acima de suas capacidades com seu intelecto mundano, ok o que vale aí é a força de vontade deles mas precisam trabalhar muito, não só a ciência material mas a espiritual, daí talvez possam chegar a algo de tamanha magnitude.

  • Augusto Santos

    e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.” (Gên. 2:7).
    Uma pessoa com alma vivente respira, uma morta não! pois a mesma não tem mais alma nem vida, basicamente alma e vida retornam a Deus o criador e fica aguardando a segunda vinda de Deus. ver; Hebreus 9:28 assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam.
    sendo que em João 3,16 fala “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
    Já busquei em muitos livros e sim o existe o mundo espiritual e o material, tive e estou tendo algumas experiências na parte espiritual e sim existem anjos e demônios que atual em todas as áreas do mundo material…
    mas não fugindo do assunto principal me basta saber que é já existiu e existe aqueles que morreram e reviveram, sendo o primeiro Jesus Cristo.
    Ver; João afirma: “O que vimos, ouvimos e as nossas mãos apalparam isto atestamos” (1 Jo 1,1-2).
    No Apocalipse, João arremata: “Eu sou o Primeiro e o Último, o Vivente; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos, e tenho as chaves da Morte e da região dos mortos” (Ap 1, 17)
    Não existe no mundo um livro tal como a Bíblia, com datas quase que precisas e com escritas que vão desde o começo a o fim do mundo, a ciência é contra a fé porque a fé é invisível assim como Deus ao nossos olhos, só acreditamos em que vimos assim como foi Tomé… mas enfim a sabedoria do homem é limitada a um limite que apenas Deus sabe…
    estou aprendendo muito sobre Deus e isso é o que importa, pois com Deus eu tenho tudo e sem ele não tenho nada.
    a quem interessa mais informações e duvidas q eu possa ajuda segue meu face ai vlu

  • Laila Mell

    Uma pergunta de alguém que não entende nada sobre isso. No caso esse método poderia ser usado para mostrar o que ocorre, no corpo, na mente, de uma pessoa com depressão? Pois, ainda não existe um exame para provar que uma pessoa está sofrendo de depressão, somente testes clínicos… Assim, muito preconceito em relação as pessoas deprimidas poderiam ser desfeitos, já que no Brasil, pra muitos a depressão não passa de “frescura”…

  • Ricardo Baroseiro Cruz

    Quando ao descrédito do sr…. Disse que era “uma ideia absolutamente nova”… Ou esta mal informado ou não sei… Técnicamente, o que ele demonstrou também não nada de novo. Mas o que ele demonstrou é um trabalho novo de estabelecer os padrões entre as medições e a caracteristicas de comportamento humano e pessoais. Isso sim é novidade no campo.

  • disqus_m5kIyVbvD5

    Kabala, arvore da vida, tudo a ver com isso ai. Parece que os resultados estão forçadamente utilizados para provar a teoria dos ocultistas.

  • joao b o siqueira

    As coisas são como são, não importa se alguem cre ou não, nada muda com crença ou descrença. Crer ou não crer já não é mais a questão e sim um gerador de discussão.

  • Sérgio Aro

    O que acontece! O homem não se encontra preparado para aceitar o que é invisível,Falta entendimento , discernimento que virá mais tarde.Por enquanto vale a lei de Tomé.

Partilhas