Ciência Física Tecnologia

Cientistas criam tipo de matéria nunca vista a partir da Luz!!

light

Cientistas da Universidade de Harvard e do MIT desafiam o estado do conhecimento actual à cerca da luz! E não foi preciso ir a uma galáxia muito, muito longe…

light2Um grupo de cientistas liderados pelos físicos Mikhail Lukin  e Vladan Vuletic conseguiram «obrigar» fotões a se acoplarem entre si criando assim moléculas de luz – um estado da matéria que até hoje era puramente teórico. Esta descoberta vem descrita num artigo da revista Nature de dia 25 de Setembro.

Esta descoberta vai contra o conhecimento de décadas àcerca das características da luz. Fotões foram sempre descritos como partículas sem massa que não interagiam entre si – “aponta dois lasers um contra o outro e simplesmente passarão um pelo outro”, disse Lukin. «Moléculas Fotónicas” por sua vez comportam-se pouco como lasers tradicionais e mais como o que se encontra apenas em ficção científica –  os famosos sabres de luz da saga «Star Wars».

«O que conseguimos fazer foi criar uma forma em que os fotões interagem entre si duma forma tão forte que se comportam como se fossem de facto matéria» afirmou Lukin. Este tipo de ligação molecular já vinha a ser discutida no plano teórico mas nunca tinha sido de facto observada.

«Fizemos isto por divertimento e para «empurrar» os limites da ciência (…)». No entanto esta descoberta pode tornar-se muito relevante pois a nível quântico, os fotões são considerados a melhor forma de conter informação quântica, sendo que a desvantagem era o facto de os fotões não interagirem entre si, situação que agora pode ser revista.

Lukin também sugere que com esta descoberta um sistema pode ser também usado para criar estruturas tri-dimensionais complexas, como cristais, completamente de luz!

«Para que serve ao certo não sabemos ainda, mas é um novo estado da matéria, por isso temos esperança que surjam novas aplicações à medida que continuamos a investigar as propriedades deste tipo de moléculas.» disse Lukin.

Fonte: ScienceDaily

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
Partilhas