História Insólito

O objecto que pode reescrever a história do Egipto

Disco-de-Xisto

Disco-de-XistoOs pesquisadores ainda não sabem quase nada sobre o extraordinário tipo de objecto com que estão a lidar. Este objecto peculiar criado há 5.000 anos parece ser parte de um componente de um antigo desconhecido mecanismo.

Em janeiro de 1936, um disco de pedra xisto estranho foi descoberto na borda do planalto de Saqqara, no Egipto, cerca de 1,7 km ao norte da Pirâmide de Djoser. A descoberta do artefato pré-histórico misterioso foi feita egiptólogo britânico Walter Bryan.

O dispositivo denominado disco de Xisto tem cerca de 61 cm de diâmetro, 1 cm de espessura, e 10,6 cm de altura no centro.

Agora, muitas questões importantes surgem.

Qual era a função original do aparelho?

Os cientistas não acham que o objeto seja uma roda, uma vez que ela apareceu no Egipto por volta de 1500 aC, alegadamente, durante a dinastia 18.

No entanto, se o disco de xisto de facto for uma roda, isso significa que os antigos egípcios possuíam tal conhecimento por volta de 3.000 aC, durante o tempo da primeira dinastia. Isso faria com que os egiptólogos reescrevessem alguns livros de história, e colocaria em cheque muitas coisas que sabemos sobre os antigos egípcios.

Por outro lado, alguns cientistas dizem que a natureza frágil de tal objecto de pedra esculpida sugere uma função meramente ornamental, tendo algum propósito num ritual religioso (como sempre).

Até hoje os pesquisadores não sabem a função desse objecto de design futurista. Será que os egípcios investiriam tempo para a criação de um objecto sem uma aparente finalidade? Parece que não. O disco de Xisto deve ter representado um importante papel no Egipto há 5.000 anos.

Os egiptólogos levantaram diversas hipóteses para explicar a função do objecto, mas nenhuma ainda pôde ser provada ou explica a complexa estrutura do disco.

Seja como for, o disco de Xisto, actualmente em exposição no Museu de Cairo, representa mais um dos grandes mistérios do Antigo Egipto.

Fonte: Mistérios do Mundo

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
Partilhas