Desastres Mundiais Natureza

Yellowstone não está adormecido!

Yellowstone_Castle-GeyserO Parque Nacional de Yellowstone é um parque nacional norte-americano localizado nos estados de Wyoming, Montana e Idaho. É o mais antigo parque nacional no mundo. Foi inaugurado a 1 de março de 1872 e cobre uma área de 8980 km², estando a maior parte dele no condado de Park, no noroeste do Wyoming. O parque é famoso por, entre outras atrações, seus gêiseres, suas fontes termais e por sua variedade de vida selvagem, na qual se incluem ursos, lobos, bisontes, alces, e outros animais. É o centro do grande ecossistema de Yellowstone, que é um dos maiores ecossistemas de clima temperado ainda restantes no planeta. O gêiser mais famoso do mundo, denominado Old Faithful, encontra-se neste parque e a cidade mais próxima do parque Yellowstone é Billings, Montana.

A importância de Yellowstone

Muito antes da haver presença humana em Yellowstone, uma grande erupção vulcânica ejectou um volume imenso de cinza vulcânica que cobriu todo o oeste dos Estados Unidos, a maioria do centro-oeste, o norte do México e algumas áreas da costa leste do Oceano Pacífico. Esta erupção foi muito maior que a famosa erupção do Monte Santa Helena, em 1980. Deixou uma enorme caldeira vulcânica (70 km por 30 km) assente sobre uma câmara magmática. Yellowstone registou três grandes eventos eruptivos nos últimos 2,2 milhões de anos, o último dos quais ocorreu há 640 000 anos. Estas erupções são as de maiores proporções ocorridas na Terra durante esse período de tempo, provocando alterações no clima nos períodos posteriores à sua ocorrência de tal forma marcantes que a Terra nunca voltou a ser a mesma.

De acordo com o site endoftheamericandream.com, neste momento o solo do Parque Nacional de Yellowstone, nos EUA, está a subir a uma taxa recorde de aproximadamente 8 cm porPossível-erupção-do-vulcão-sob-o-Parque-Yellowstone[2] ano.  A razão disso ser uma grande preocupação é porque sob o parque há um super vulcão, o maior da América do Norte.  Os cientistas dizem que inevitavelmente ele irá entrar em erupção novamente, e quando o fizer, a devastação será quase inimaginável.  Uma erupção total do super vulcão Yellowstone depositaria uma cama de cinzas vulcânica de 3 metros a até 1600 km de distância, e deixaria uma boa parte dos Estados Unidos inabitável.

O super vulcão Yellowstone é tão grande que é difícil descrevê-lo em palavras.  De acordo com um artigo publicado no the Daily Mail, a área do magma abaixo do Yellowstone tem aproximadamente 480 km de largura e quando a maioria da população pensa em erupções vulcânicas ocorridas naquele país, lembram a erupção catastrófica do Monte Santa Helena, em 1980… Mas aquela erupção nem chegaria aos pés de uma erupção do supervulcão Yellowstone.

O Professor de geofísica da Universidade de Utah, Bob Smith, diz nunca ter visto nada parecido durante os 53 anos que tem observado o Yellowstone.  Em Setembro passado, 130 terremotos atingiram o parque durante o período de uma semana.  Este facto deixou muitos observadores do Yellowstone extremamente preocupados. A recente onda de terremotos começou no dia 10 de setembro e continuou até 16 de setembro.

Saiba mais alguns factos sobre o super vulcão do Parque Yellowstone:

  1. A próxima erupção do Yellowstone parece estar mais próxima a cada ano que passa.  Desde 2004, algumas áreas do Parque  elevaram-se 25 cm.
  2. Ocorrem aproximadamente 3.000 terremotos todo o ano no Parque.
  3. Caso haja uma erupção em grande escala, virtualmente todo o noroeste dos Estados Unidos será completamente destruído.
  4. Uma erupção massiva do Yellowstone mataria tudo dentro de um raio de 160 km do Parque, imediatamente.
  5. Essa erupção cobriria  todo o meio oeste dos Estados Unidos com cinza vulcânica e a produção de alimentos daquele país seria completamente eliminada.
  6. Um ‘inverno vulcânico’ que seria causado pela erupção iria arrefecer radicalmente o planeta.  Alguns cientistas acreditam que as temperaturas globais desceriam 20 graus aproximadamente.
  7. Os Estados Unidos nunca seriam os mesmos após a erupção.  Alguns cientistas predizem que se a cratera explodir, dois terços daquele país ficaria completamente inabitável.

O que torna tudo isso ainda mais alarmante é o facto de que um número de vulcões ao redor do mundo está a entrar em actividade também, de acordo com o site de origem do artigo, e uma rápida pesquisa pela Internet pode mostrar que nos últimos 5 anos muitos vulcões de porte variado iniciaram actividade após dormência longa.

Fonte: no próprio texto

Atualização de 25-02-14
Página com vídeo e actualização da situação e outras fontes (em Inglês)

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
Partilhas