Ciência Tecnologia

«Um pequeno canto para o homem, uma grande base para a humanidade»

A Agência Espacial Europeia anunciou, ainda em 2015,  os seus planos para a criação de uma Base na Lua habitável e funcional e que seria construída na sua maioria com recursos lunares.

Este anúncio procede de vários testes e simulações efectuados ao longo dos últimos anos, e ao que parece a Agência Espacial Europeia considera agora estar pronta para os primeiros passos do plano revelado no início do ano ao DailyMail.

A ideia é enviar robots capazes de armazenar e ajustar solo lunar e a base será então construída utilizando as mais recentes tecnologias de impressão em 3 dimensões transformando o solo lunar em cúpulas habitáveis. A ESA (Agência Espacial Europeia) entrou em acordo com a empresa de arquitectura Foster & Partners neste plano de pôr em movimento a presença humana permanente no nosso satélite natural: Lua. Os especialistas afirmam que estará pronta para ser habitada no prazo máximo de 40 anos. Os robots serão capazes de imprimir em 3D uma estrutura ‘celular’ capaz de albergar 4 pessoas, oferecendo defesa suficiente contra meteoritos, radiação gamma e as complicadas flutuações nas temperaturas.

article-2272028-174AAEAD000005DC-234_964x538

O representante da equipa espacial da ESA, Scott Hovland afirmou: «A impressão em 3D oferece o potencial de facilitar o estabelecimento na Lua poupando toda a logística vinda da Terra». A teoria é que 90% dos materiais necessários para construir toda a estrutura já existem na Lua por isso apenas os robots e pequenas peças, como insufláveis e conexões sólidas para os segmentos necessitarão de ser enviadas da Terra.

Xavier de Kestelier da Foster & Partners, especialista, disse à Gizmodo: «Na prática, estamos habituados a projectar e construir em climas extremos da Terra e explorando os benefícios ambientais e usando os materiais locais de forma sustentável. A nossa habitação lunar seguirá uma lógica similar.» A utilização de uma estrutura ‘celular-fechada’ – parecida com os ossos dos pássaros – fornecerá uma grande combinação de força e peso. O solo lunar será trabalhado como uma polpa e depois pulverizado para formar os blocos de construção sólida, para serem usados nas paredes numa velocidade de 2 metros por hora.

article-2272028-174AB27D000005DC-438_964x573 article-2272028-174AB279000005DC-389_966x565 Fontes: no texto

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
Partilhas