Polémico Política Saúde Sustentabilidade

Washington chumba a rotulagem obrigatória de produtos OGM

gmograinDia 5 de Novembro o Estado de Washington chumbou a Iniciativa 522 fazendo com que os produtos OGM não necessitem de ser rotulados e privando os consumidores do conhecimento de quais os produtos que contêm organismos geneticamente modificados ou transgénicos.

Há um tempo atrás trouxemos a público aqui no portal o facto de se estarem a angariar milhões entre várias empresas alimentares para impedir que os consumidores saibam quais os produtos que contêm ou não OGM e transgénicos. Enquanto os meios de comunicação mainstream se continuam a preocupar com novelas e fait-divers de pouca relevância, notícias destas passam em branco e o público em geral tem barrado o acesso às mesmas de forma intencional.

A votação foi de 54.8% contra a rotulagem de produtos OGM tal como noticiado pela USA today. Os números representam um quarto dos 3.9 milhões de votantes registados no Estado de Washington, mas ao que parece nem todos os votos foram contabilizados segundo reportagem do Politico. O Estado de Washington é um estado de votação por correio e irá contabilizar todos os votos que foram enviados até 5 de Novembro, mesmo que cheguem apenas na próxima semana. Como resultado a contabilização de votos em noites de eleição reflectem até 60% do total dos votos, de acordo com o Secretário de Estado Brian Zylstra.

A iniciativa 522 (i-522) poderia por Washington no centro das atenções na luta contra a engenharia biogenética e o seu papel pesado sobre a saúde e a alimentação humana. I-522 poderia tornar Washington o primeiro estado a impor esta rotulagem, mas à semelhança de outros locais a oposição agiu em força com lobbies, política e MUITO dinheiro, tornando esta iniciativa a MAIS CARA da hitória do estado. Liderada pela Monsanto, a oposição conseguiu juntar 22 milhões de dólares de doação para a causa, junto com a Grocery Manufacturers, DuPont Pioneer, Bayer CropScience, PepsiCo e Nestlé.

«Ganhar ou perder, esta é uma guerra muito longa», afirmou David Bronner CEO da Dr.Bronner’s Magic Soaps (o principal doador a favor da rotulagem, ladeado pelo Center for Food Safety). «A rotulagem será inevitável com o passar do tempo, com a campanha 90% dos votantes já sabem mais sobre alimentos OGM e o movimento contra eles irá continuar». Os consumidores têm o direito de saber e escolher o que comem.

Falta agora saber as repercussões que este falhanço na luta contra os OGM trará… mesmo para nós neste canto da Europa!

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
Partilhas