Astronomia Insólito

ISON: o cometa zombie!

Desde o primeiro dia de estudos sobre o cometa ISON que todos os cientistas e investigadores têm sido surpreendidos por comportamentos completamente fora da astrofísica conhecida e aceite como exacta.

Mas foi o derradeiro encontro com o Sol que levantou um maior número de questões, dúvidas e abanou muitas das certezas científicas fazendo reescrever fórmulas, teorias e lógicas. O cometa foi declarado morto quando reapareceu atrás do Sol com uma enorme diminuição do brilho. Os cientistas só conseguiam ver uma mancha opaca, e isso levou-os a assumir que o seu núcleo e cauda foram destruídos.

Mas, de acordo com a BBC, pesquisadores vêm agora “um brilho do que pode ser um pequeno fragmento do cometa” ou estranhamente o ISON simplesmente se ‘reconstruiu’:

Os astrónomos admitem estar surpresos e encantados, mas agora advertem que qualquer coisa pode acontecer nas próximas horas e dias. Este remanescente do ISON poderia continuar a brilhar, ou pode simplesmente apagar completamente.

Nós estamos a seguir este cometa há um ano, e ele vem surpreendendo e confundindo a cada minuto. Então é claro que bem no final, quando declaramos que ‘sim, ele desapareceu, ele morreu, perdeu-se no Sol’, ele aparece de novo algumas horas mais tarde.

-astrofísico Karl Battams

O cometa chegou ao periélio, ficando a apenas 1,2 milhão de km da superfície do Sol. Ele foi então lançado pela gravidade do Sol numa nova volta em torno do sistema solar. A NASA acredita que o ISON está vivo, mas enfraquecido e divulgou vídeos interessantes para que possamos assistir.

Resta saber se são apenas detritos do cometa ou se alguma parte do núcleo sobreviveu, mas uma análise por cientistas na Campanha de Observação do Cometa ISON, da NASA, sugere que há, pelo menos, um pequeno núcleo intacto.

cometa-ISON-nasa-1 cometa-ISON-nasa-2 ISONC2latest

Fonte: NASA

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
Partilhas