Insólito Natureza

A árvore tão mortal que foi usada como instrumento de tortura

hippomane-mancinella-dont-touch-d9120b92-fff5-4caa-b2eb-61263c56b27f

Há uma árvore que entrou para o Guiness como a que ‘matou mais pessoas e animais’ de todos os tempos. Trata-se de uma árvore que nem sequer é incomum e que removê-la pode ser tão perigoso como viver com ela… saiba porquê?

A mancenilheira (Hippomane mancinella) é uma das plantas mais mortais do mundo. Mas será que uma planta pode ser tão ameaçadora assim?

Ela é mais ameaçadora do que pode desconfiar! Só entrar em contacto com sua casca ou folhas pode deixar uma pessoa com queimaduras graves ou cega. Comer um de seus frutos é uma escolha potencialmente letal. A árvore é tão mortal que já foi utilizada para a fabricação de dardos envenenados, e como um lugar para amarrar e torturar conquistadores espanhóis.

A mancenilheira é nomeada a partir da palavra espanhola para “pequena maçã”, que é manzanilla. Isso porque a árvore ostenta frutos verdes que se parecem com pequenas maçãs. Outro nome da planta, mais adequado, é “arbol de la muerte”, ou “árvore da morte”. Seu género, Hippomane, recebeu esse nome depois que se notou que cavalos eram levados à loucura quando comiam suas plantas. A árvore pode parecer pouco mais que um arbusto, mas às vezes cresce até cerca de 15 metros de altura. É encontrada principalmente no sudeste dos Estados Unidos, no Caribe e na América Central. Sua casca é castanho-acinzentada, e suas folhas são de um verde brilhante. já os frutos são de um cheiro doce e atraente.

imanchi001p4

Cada parte da árvore é venenosa. As folhas e a casca contêm um veneno que irrita a pele e causa bolhas graves. A seiva leitosa que vaza da planta também pode causar queimaduras profundas. O fruto até tem um gosto bom, mas comê-lo causa um enorme sofrimento: apenas engolir uma pequena quantidade vai deixar bolhas e queimaduras na boca, garganta e até mesmo trato digestivo. Seu esófago pode inchar e comer grandes quantidades pode literalmente matar.

Como se isso não fosse suficiente, a árvore também pode causar sérios danos se somente ficar em pé sob ela. Se estiver a chover, a água caindo das folhas pode levar toxinas até à pele, deixando-o gravemente queimado ou cego.

Tendo em vista o perigo que representa, não seria uma boa ideia retirar essas árvores de áreas povoadas?

Sim! No entanto, este é um desafio. Cortar as árvores faz escorrer sua seiva venenosa, e queimá-las liberta suas toxinas numa forma gasosa. Mesmo o contacto com esse fumo pode deixar queimaduras na pele e resultar em cegueira. Estranhamente, a madeira da árvore tem sido altamente valorizada na confecção de móveis coloniais. Uma vez que a lenha é deixada a secar ao sol, as suas qualidades venenosas desaparecem em grande parte.

A secagem dos frutos tem um efeito semelhante. Os frutos secos já foram usados como diuréticos e na Jamaica, goma de mascar feita da árvore também tem sido muito utilizada para tratar várias doenças venéreas. Há também uma iguana nativa da América Central que é completamente imune às qualidades venenosas da árvore, e muitas vezes vive entre seus ramos.

Fonte: KnowledgeNuts, UFL, FDA

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
  • -.-‘
    Arrancar pra não machucar ninguém é um problema, mas fazer móveis é tranquilo? Santa incompetência
    • Alexandre Stracci Greski
      Vc leu a parte que seca a madeira não tem nenhuma das substancias nocivas?
  • http://www.facebook.com/osvaldo.aires.1 Osvaldo Aires Bade
    Coisa da vida!
Partilhas