Sustentabilidade

Butão será o primeiro país do mundo que só permitirá agricultura biológica

AgriculturaButao_reproducao1Ministro da Agricultura, Pema Gyamtsho, também agricultor, anunciou medida na Cúpula Sobre o Desenvolvimento Sustentável.

Butão, um país com cerca de 750 mil habitantes, tornar-se-á, antes de 2020, o primeiro do mundo que produzirá todos os seus alimentos com práticas de agricultura ecológica e biológica.

O ministro da agricultura, Pema Gyamtsho, que também é agricultor, anunciou essa medida ao mundo na Cúpula Sobre o Desenvolvimento Sustentável, que aconteceu na capital indiana, Nova Deli. Ele também declarou que o desejo do país é exportar alimentos naturais para China, Índia e outros vizinhos continentais.

Nesta data estará proibido o uso de pesticidas e agrotóxicos químicos e os agricultores butanenses utilizarão no seu cultivo somente adubos orgânicos naturais, obtidos do seu gado. Grande parte da agricultura do país já é orgânica por conta do alto custo dos produtos artificiais e para a manutenção da qualidade do solo. É de salientar que a política anti-OGM já se encontra estabelecida neste país desde sempre e por essa razão as culturas transgénicas nunca foram opção para o Butão.

O ministro ainda advertiu para os efeitos nocivos dos componentes químicos nos valores nutricionais de frutas e legumes e na contaminação das águas subterrâneas. Para que o prazo seja cumprido, a intenção do governo é aumentar as terras irrigadas e usar variedades de alimentos imunes a pragas.

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
Partilhas