Sociedade

Los Angeles torna-se a primeira metrópole a banir sacos plásticos

inapb3

A cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, começo o ano com uma nova decisão que pode mudar muita coisa e promete abanar mentalidades relativamente a sacos plásticos.

A partir de dia 1 de Janeiro uma nova lei entrou em efeito proibindo lojas e grandes superfícies de utilizarem sacos plásticos para carregar compras dos consumidores. Segundo o Los Angeles Times, esta lei torna Los Angeles a maior cidade a fazer semelhante decisão à face do planeta e para o planeta.

Assim quando os habitantes de L.A. quiserem ir às compras em 2014 deverão levar eles mesmo as suas próprias sacas reutilizáveis ou pagar 10 cêntimos por cada saca de papel. A partir de 1 de Julho deste ano, a mesma lei prevê esta proibição extensível a todos os negócios, grandes ou pequenos havendo multas bem pesadas para situações de quebra legal.

O ímpeto principal para o banir de sacos plásticos, apesar dos pesos pesados dos lobbies corporativos, foram as questões ambientais já que habitualmente a cidade encontra-se pejada de sacos que eventualmente terminam no oceano onde pôe em causa a fauna e a flora selvagem marítima. Em meses recentes os responsáveis oficiais e ambientais de L.A. entregaram centenas de milhares de sacos reutilizáveis aos residentes.

Este é um passo gigante e envia uma mensagem real a todas as cidades, nacionais e internacionais. Agora Chicago e Nova Yorque seguirão também com medidas semelhantes e a comunidade em geral adoptará uma nova postura para o futuro.

Sarah Sikich

plastic-bags-in-china

Fonte: no texto

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
Partilhas