Insólito

Miniatura na orelha de estátua de Mandela causa polémica

mandela_statue.jpg

mandela_statue.jpgA estátua de Mandela com nove metros erigida na África do Sul está a causar polémica. Em causa está o facto de dentro da orelha de Madiba aparecer uma miniatura de um coelho… ou será lebre!

As autoridades já vieram afirmar que querem que esta miniatura seja removida da estátua. Por seu lado, o departamento de arte e cultura da África do Sul disse não saber que a estátua continha a miniatura, mas que esta é uma marca da assinatura dos autores.

mandela-statue-e1388381204793A estátua de Mandela foi erguida a 16 de Dezembro, em frente à Assembleia de Pretória, quando o presidente Jacob Zuma descobriu a estátua concebida por Andre Prinsloo e Ruhan Janse van Vuuren. A estátua representa o Madiba com um grande sorriso e braços abertos como quem abraça toda a África do Sul e é revestida a bronze. Ao que parece os dois escultores da estátua viram negado o seu desejo de assinar a estátua gigante e a solução que arranjaram foi… esconder uma miniatura de um coelho na orelha direita de Mandela.
A pequena ‘marca registada’ dos escultores representa, segundo estes, a rapidez com que foram obrigados a conceber a obra e a perfeição que apresenta. A palavra em Afrikaans para coelho é haas, que designa também pressa.

Precisas de uns binóculos bons ou uma grande objectiva para conseguir ver esta pequena assinatura. Durante a moldagem, muitas pessoas viram a estátua de perto, especialmente a cabeça e ninguém notou.

Andre Prinsloo

Notaram agora!

Fonte: NPR

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
Partilhas