Astronomia Ciência Quântica

Poderá um anel de matéria negra estar a tornar a Terra mais pesada?

ku-xlarge

Aparentemente a Terra é mais pesada do que era suposto. Esta é a conclusão de um expert em geofísica depois de medir as órbitas dos satélites GPS.

Segundo ele, isto pode ser devido a um halo de matéria negra em torno da Terra no equador.

Durante uma recente conversa numa reunião da “American Geophysical Union” o especialista em telecomunicações e GPS via satélite Ben Harris – professor na Universidade do Texas – apresentou dados que mostram que a Terra exerce mais atração gravitacional nos satélites do que é suposto.

Especificamente, ele relatou um valor médio que reside algures entre 0.005 e 0.008% maior do que a massa da Terra, conforme estabelecido pela União Astronómica Internacional (aproximadamente 5.972.000,000.000.000.000.000.000 kg).

Para explicar esta anomalia, Harris diz que um disco de matéria negra pode estar a circundar a Terra. Ele acha que esse disco terá cerca de 191 km de espessura e 70.000 km de diâmetro. É uma ideia arrojada, mas como a New Scientist explica, é necessário mais trabalho para se provar essa conjectura.

Ainda assim, se a explicação de Harris estiver correta, os satélites podem revelar propriedades da matéria negra, como por exemplo testar se as suas partículas interagem umas com as outras.

De um modo semelhante, os pesquisadores do Instituto de Estudos Avançados em Princeton argumentaram em 2009 que mudanças nas velocidades das sondas espaciais enquanto voavam perto da Terra poderiam ser explicadas pela matéria negra vinculada à gravidade da Terra.

Segundo os cientistas, o universo é constituído por 23% de matéria negra e 73% de Energia Negra (esta nomenclatura espelha o facto de que ninguém sabe ao certo o que é, apenas se conhecem algumas propriedades), sendo que estrelas e planetas e outros objectos deste tipo representam apenas 0.4% do Universo.

Segundo previsões de cientistas, o Universo é constituído por 23% de matéria negra e 73% de Energia Negra (esta nomenclatura espelha o facto de que ninguém sabe ao certo o que é, apenas se conhecem algumas propriedades), sendo que estrelas e planetas e outros objectos deste tipo representam apenas 0.4% do Universo.

Fonte:io9

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
Partilhas