Insólito Sociedade Tecnologia

Projecto privado de colonização de Marte já tem os primeiros seleccionados!

Internet-em-MarteEm Outubro expusemos a nova loucura humana… Tem mais de 18 anos? Coragem e determinação? Estabilidade emocional? Inscreva-se hoje no programa Mars One e vá viver para Marte em 2023… definitivamente! Foi para um anúncio semelhante a este que acordamos no início de 2013. Agora, nos primeiros dias de 2014, tal como anunciado,  o projecto divulgou os seus mais de mil seleccionados.

O projeto de um empresário holandês para colonizar Marte seleccionou seus primeiros 1.058 candidatos, que passaram à próxima fase de selecção que pretende levar homens e mulheres para viverem e morrerem no planeta vermelho. O objetivo do projecto é levar grupos de quatro pessoas a Marte a partir de 2023.

Mais de 200 mil pessoas candidataram-se a uma vaga até o fim das inscrições, em 31 de agosto, e a única exigência era ser maior de 18 anos. Dos selecionados, 297 são dos Estados Unidos, 75 são do Canadá, 62 são da Índia, 52 são da Rússia, entre muitos outros de vários países… Ao todo, foram seleccionados candidatos de 107 países diferentes.

No cúmulo do insólito a pessoa mais velha seleccionada tem 81 anos – 357 candidatos têm menos de 25 anos, 415 têm entre 26 e 35 e 26 pessoas têm mais de 56 anos. Cerca de 55% dos seleccionados são homens. Do total, 77% têm empregos e 15% são estudantes.

“As próximas fases de selecção, em 2014 e 2015, incluirão testes rigorosos, muitos em grupo, com foco em examinar as capacidades físicas e emocionais de nossos candidatos”, disse o chefe médico do projecto Mars One, Norbert Kraft.

O projeto enfrenta muito cepticismo, mas entre seus apoiantes está o Nobel holandês Gerard’t Hooft, vencedor do prémio de Física em 1999, que aparece num vídeo promovendo a Mars One no site de financiamento colectivo Indiegogo.

Até agora, as agências espaciais ao redor do mundo só conseguiram enviar sondas robóticas a Marte, sendo a última a Curiosity, da Nasa, estimada em US$ 2,5 bilhões, e que pousou no planeta vermelho em Agosto de 2012. Se for bem sucedida, a Mars One será a primeira iniciativa privada, tripulada ou não tripulada, a explorar outro planeta.

Mars-One

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
Partilhas