Insólito Saúde

Moscovo em alerta contra Pombos ‘Zombies’

zombie-pigeons-in-moscow

Após os vários relatos queixas junto das autoridades sanitárias e não só, os moscovitas estão de sobreaviso face a uma alegada praga de pombos zombies que parece estar em crescimento desenfreado.

Preocupados com o comportamento dos pombos de Moscovo, vários russos entraram em contacto com autoridades para relatar que as aves aparentemente indefesas, e tão comuns por aí, estavam a agir como “pombos zombies”.

E o que seria, exactamente, um “pombo zombie”?

De acordo com os moscovitas, os pássaros ficaram extremamente letárgicos e aparentemente sem medo de nada, de um dia para outro. Voam apenas quando lhes apetece e não fogem ou reagem aos humanos, andando, literalmente, por todo o lado de forma aleatória e estranha.

O ouvinte de uma rádio contou que os pombos costumavam voar quando alguém passava perto deles, e que agora simplesmente não prestam mais atenção a ninguém.

“Eu vi alguns pombos se comportando de maneira esquisita, andando em círculos…”

“Os pombos parecem desmiolados e nas ruas põe-se debaixo dos carros e sem fugir como era habitual.”

“Vi vários pombos a andar em beirais ou parapeitos das janelas e a caírem desiquilibrados ao chão da rua ou então parados com a cabeça baixa apoiados no bico!”

df24f-kievpigeonsPara as autoridades sanitárias, as aves podem estar infestadas de parasitas e a sofrer de problemas intestinais. Na tentativa de acalmar os temores dos internautas que passaram a comentar o “apocalipse dos pombos” nas redes sociais, o vice-prefeito de Moscovo, Leonid Pechatnikov, tratou de dizer que não havia risco de contágio para os humanos.

Só que a Unidade Federal de Inspeção Veterinária contradisse o vice-prefeito, informando que os pássaros podem ser vítimas de um mal conhecido como ‘doença de Newcastle’, altamente contagiosa e que pode causar sintomas de gripe e infecções nos olhos de humanos.

Uma terceira hipótese ainda foi acrescentada pelo Comité Veterinário do país: lesões no fígado e intestinos de pombos mortos podem indicar contaminação por salmonela, bactéria que também pode atacar humanos.

Até que o caso seja resolvido, a orientação é manter distância das aves e pedir socorro às autoridades quando se deparar com “pombos zombies” em demasia perto de casa.

Fonte: RT

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
Partilhas