Astronomia Polémico

Um asteroide gigante que deveria ter feito uma razia à Terra… desapareceu!!

ku-xlarge

Este fenómeno deixou os cientistas confusos. Depois de avisos de que um asteroide com 274 metros passaria próximo do nosso planeta e de emissões em direto para a sua visualização, acontece que o asteroide 2000 EM26 nunca apareceu.

ku-xlargeNa madrugada de terça-feira, o asteroide 2000 EM26 deveria ter feito uma razia (em termos astronómicos) ao planeta Terra. Até havia câmaras preparadas para fazer o streaming em tempo real do evento. Mas o asteroide com 274 metros não chegou a aparecer e ninguém sabe onde ele está.

A explicação mais provável é que os cientistas tenham calculado mal a sua órbita e que provavelmente esteja mais longe do que se julgava. Ainda assim, e segundo o io9, o observatório de Slooh continua a tentar perceber onde está o asteroide, recorrendo a telescópios robóticos e à ajuda de astrónomos amadores.

Inicialmente, os cientistas calcularam que o 2000 EM26, agora rebatizado de Moby Dick desde que desapareceu, iria passar a 8,8 vezes a distância da Lua à Terra. Em termos astronómicos, esta é uma distância pequena e muito mais perto do que o desejável. Todavia, o asteroide foi observado pela última vez há 14 anos, pelo que é provável que a sua rota tenha sido mal calculada.

Fonte: i09

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
Partilhas