Polémico Saúde Sustentabilidade

Água engarrafada: um dos maiores golpes da indústria de bebidas

E se descobrisse que a água de garrafa que consome todos os dias da sua vida é muito mais cara e menos saudável que a água da torneira da sua casa de uma forma geral? E se descobrisse que foi alvo de um engodo comercial a vida toda e caiu como um patinho em águas controladas?

É o que concluiu Annie Leonard depois de realizar diversas pesquisas e estudos sobre um dos maiores golpes da indústria de bebidas contra o consumidor.

No seu vídeo, Annie levanta questões sobre o oportunismo que as indústrias fizeram na década de 70 depois que o refrigerante começou a perder vendas no balanço geral feito no final do mês. Ninguém mata a sede com refrigerantes, e é aí que surge o engodo da água engarrafada. De acordo com pesquisas, as pessoas que passaram pelos testes, escolheram, sem saber, a água da torneira como tendo o melhor sabor. Os estudos provaram ter mais qualidade e em questões energéticas basta fazer a experiência oferecendo as duas ao seu cão e ver qual ele escolhe! O mais curioso é que, se reparar, todas as marcas de água tem na sua embalagem lugares lindos e uma natureza intocável como fonte natural. Mas a bizarra verdade é que a água engarrafada, que paga caro e bem cara, vem da torneira destas indústrias. Além disso o consumo do solvente universal colocado na garrafa, destrói o meio ambiente, causa diversos danos a países subdesenvolvidos e engana todos nós desde 1970.  

Foi nessa época que uma marca percebeu que o comércio da água poderia render zilhões de dólares e fez um sensacionalismo dizendo que a água da torneira era imbebível e insalubre para nós seres humanos.

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
  • Marcos Miller

    Antes eu tomava água da torneira, ou melhor, água de torneira filtrada. De um tempo para cá ficou impossível de tomar a água da rede pública. Até comecei a usar dois filtros para ver se o gosto melhorava. Se a água da minha cidade fosse boa, não pensaria duas vezes antes de gastar dinheiro com água engarrafada, que prejudica o meio ambiente com as suas garrafas, e prejudica o meu bolso também.

    • Rui Silva

      Gostaria de ter conhecimento como meu organismo o rim por exemplo que filtra como ele reage quando recebe a água com tanta química como por exemplo o cloro?

  • Rafael Guildo

    Impossível beber a água da minha cidade. Infelizmente além de pouco tratada tem um gosto horrível.

  • rita lopes

    quanto é um zilhão?

    • Um zilhão é um número que não existe utilizado em expressões escritas ou faladas para representar um número sem nome.

      Os números naturais, que são aqueles que usa para contar, não têm fim. É claro que alguns números possuem nomes especiais.
      Até dez, qualquer criança aprende os nomes. Para contar até cem (100) ou mil (1000), já temos que encontrar uma criança que frequentou escola. Mais tarde conhece os milhões (1000000, ou 1 com seis zeros, indicamos por 10^6), com biliões (10^12), quatrilhões, etc..
      Vai chegar a um número que não tem nome especial em língua alguma. Mas nem por isso estes números grandes não existem. Alguns números foram inventados só para serem os maiores. O gugol (google em inglês) é um deles: 1 seguido de 100 zeros, ou 10^100; o gugolplexo: o 1 seguido de um google de zeros, 10^gugol; e o gugolplexiano: o 1 seguido de um gugolplexo de zeros.

  • Guest

    Ainda bem que a água da minha região,é boa para beber.Mas agradeço a recomendação. 🙂

  • João da Silva

    Tretas, o cloro e lexivias que metem nas àguas conseguem-se preceber perfeitamente. Já me aconteceu várias vezes alguém encher garrafas de agua com agua da torneira e apanho logo. Apesar disso o plástico não deve ser mt saudável tb, a melhor hipotese é ir buscar à fonte, em garrafões de vidro….

    • Carlos Monteiro

      O grande problema das águas reside na embalagem aonde a colocam e como também a transportam, estando exposta a raios solares diferenças de temperaturas o plástico não é propriamente a melhor solução. O vidro continua a ser a melhor solução de transporte, mesmo se lembram a restauração em tempos eram obrigados a vender no seu espaço água em garrafas de vidro, mas torna se penoso para eles andarem com tanto vidro a ser transportado., mas mesmo assim deveriam continuar a usar o vidro. Carlos

  • Carlota Joaquina Pereira

    Este problema da água engarrafada já é velho ! Algumas marcas de águas engarrafadas têm algum teor de radioatividade superior ao tolerável ……. Bebam água da torneira filtrada e ficam melhor servidos(as).

  • Devia-se acrescentar a este título: da indústria de bebidas dos EUA, que, como todos sabemos, é um país de oportunistas. Mas será que esta realidade se transporta também a Portugal, pergunto eu? Custa a acreditar que as águas do Luso. Monchique, etc, sejam provenientes da torneira das indústrias.

    • Céu Neves

      São águas da torneira filtradas. Há vários problemas nas águas engarrafadas – o que lhes é colocado para terem uma duração de 3 a 5 anos de validade; as garrafas / garrafões serem de plástico, um derivado do petróleo, é um material poroso, logo sujeito a vários tipos de contaminação consoante o local onde as garrafas / garrafões são armazenadas, é uma água estagnada, logo, sem vida (não bebemos água dos pântanos porque é uma água parada, logo, podre), a falta de protecção da luz solar e do calor durante o transporte das garrafas / garrafões, etc.
      Para além de todos os produtos químicos com que a água da torneira é tratada, o cloro é um dos elementos fundamentais para que ela chegue às torneiras sem bactérias, porque ao longo do percurso e até lá chegar, pode sempre existir contaminação. A solução? Ter um filtro nas torneiras das nossas casas. Busque informação sobre o assunto

    • Anabela Fernandes

      Uma resposta inteligente, isto é a realidade nos EUA, não em Portugal.
      A água das nossas torneiras tem qualidadade mas peca em cloro e outros aditivos que em principio à maior parte da população não faz mal. Eu não consigo beber directamente àgua da torneira, da minha área de residência devido ao excesso de cloro! Tenho que a filtrar. Daí por comodidade e conforto tenho sempre água engarrafada em casa. E variar entre esta e a engarrafada é a atitude mais inteligênte a meu ver.

  • André Correia

    No entanto a água da torneira tem o (grave) problema do flúor, que também já foi falado por aqui …

  • freerider

    realmente ninguem sabe dizer se as aguas que compramos estão em condiçoes de serem consumidas diariamente, pois elas ja foram engarrafadas porvavelmente a meses ou anos atras. DEVIAM de fiscalizar com mais regularidade essas empresas. enfim eu escolho agua de penacova, pelo preço e pela origem. video que mostra um pouco da empresa https://vimeo.com/80397124

Partilhas