Cultura

Bola de quebra-cabeça chinês é considerada o “cubo mágico” mais antigo do mundo

062-2

062Muito antes da invenção do Cubo Mágico a criação de quebra-cabeças e enigmas visuais era bastante conhecida… e artística. Durante séculos, as artes e os ofícios chineses foram conhecidos em todo o mundo por sua delicadeza e beleza incríveis.

O que representa isso muito bem é essa bola de quebra-cabeça de marfim antiga.

As bolas de quebra-cabeça chinesas são itens decorativos e ornamentados, que consistem em várias esferas concêntricas, em que cada uma delas gira livremente e são esculpidas a partir do mesmo pedaço de material. Ainda que sejam mestres escultores de marfim antigo, nos tempos modernos, eles podem encontrar essas bolas a partir do marfim sintético, da resina, madeira, jade e de outros materiais. Estas obras de arte detalhadas são normalmente feitas de, pelo menos, 3 a 7 camadas, mas a maior bola de quebra-cabeça do mundo é feita de 42 esferas concêntricas, todas encaixadas uma dentro da outra.

Então, como exactamente essas bolas de quebra-cabeça são feitas?

062-3Certamente requer muita paciência e uma mão muito firme. Mestres chineses giram uma bola sólida em um torno de uma ferramenta afiada e começam a fazer furos em direcção ao centro dos objectos. Em seguida, usando uma ferramenta especial em forma de “L”, eles começam a separar as bolas mais internas.

A ferramenta com o cabo mais longo tem o cortador menor, e aquele com o menor cabo, o mais longo. O artesão utiliza a ferramenta mais longa para o fundo estreito de cada buraco, girando e cortando a esfera mais interna livre. Em seguida, utilizando o que não chega tão longe, mas corta um arco mais largo, o artesão separa a segunda esfera, e assim por diante: sempre da mais interna para a camada mais externa.

Esses objectos são tão delicados que só podem ser esculpidos à mão. Mesmo o menor movimento do pulso pode quebrar uma das camadas internas frágeis e arruinar dias de trabalho duro. Essas bolas são tão bem feitas e tão delicadas que não é recomendado tentar ajustá-las, alinhando os buracos, por exemplo, porque há o risco de danificar as esferas. Para tentar resolver o quebra-cabeça, o mais recomendável é manuseá-lo com palitos ou até mesmo com penas como se fazia na antiguidade.

As bolas misteriosas, como são chamadas às vezes, são geralmente classificadas como amuletos de boa sorte por causa das decorações simbólicas e sua forma de um círculo eterno. As camadas podem simbolizar uma variedade de coisas, desde as quatro direções da bússola para os elementos naturais, até o dragão e a fénix (desenhados na camada externa), que correspondem ao equilíbrio ying e yang. Uma bola de quebra-cabeça decorada com estas duas figuras é conhecida por fortalecer o casamento e trazer sucesso e prosperidade na sabedoria popular.

s8Y1EPdFe6Y

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
Partilhas