História

Maior dinossauro carnívoro vagueou por terras portuguesas

Fósseis-do-maior-dinossauro-carnívoro-da-Europa-foram-encontrados-em-PortugalPesquisadores encontraram recentemente fósseis do maior dinossauro carnívoro que já vagueou pela Europa. O dinossauro (Torvosaurus gurneyi) viveu no período jurássico superior e possuía 10 metros de altura, pesava entre quatro a cinco toneladas e era dotado de dentes afiadíssimos. Os ossos foram encontrados por Christophe Hendrickx e Octavio Mateus da Universidade Nova de Lisboa e do Museu da Lourinhã. Os fósseis foram encontrados na Lourinhã, Portugal.

Torvossauro significa ‘lagarto selvagem’ e gurneyi é uma condecoração ao americano ‘James Gurney’, ilustrador notório pelos seus trabalhos na série Dinotopia, segundo algumas fontes. T. gurneyi foi o maior carnívoro terrestre a andar sobre a Europa durante a época Jurássica. Os pesquisadores afirmam que, à primeira vista, o dinossauro se assemelhava ao Tyrannosaurus rex – o carnívoro mais famoso que viveu durante o período Cretáceo -. ”Nós todos conhecemos o T. rex, mas o tiranossauro era um animal Cretáceo, e este dinossauro era Jurássico. A diferença de idade é impressionante, 80 mil anos. Desta forma, quando T. Rex vagueou pela Terra, o Torvossauro já era um fóssil”, disse Mateus à BBC News.

Os pesquisadores acreditavam ter encontrado fósseis de outra espécie de dinossauro, chamada Torvossaurus tanneri, encontrado na América do Norte. No entanto, análises no crânio e mandíbula dos ossos encontrados, mostraram que o T. gurneyi foi diferente de seu primo T. tanneri. Pesquisas sugerem que ambos compartilharam um ancestral comum que vagava na Terra antes do Oceano Atlântico existir.  “Cento e cinquenta milhões de anos atrás, Portugal já estava separado da América do Norte e isso significa que o mecanismo de especiação podia ocorrer. É por isso que temos uma nova espécie de Torvossaurus na Europa”, explica Hendrickx à BBC.

Apesar de seu gigantesco tamanho, o T. gurneyi não foi o maior dinossauro a vagar pela Terra. Tal título pertence a um saurópode herbívoro da Espanha. Entretanto, o que chama atenção na espécie encontrada é o tamanho de seus dentes, que permitiam caçar inclusive outros grandes dinossauros. “Com um crânio de 115 cm, o Torvosaurus gurneyi foi o maior carnívoro terrestre da época, e um predador activo que caçava outros grandes dinossauros, como evidenciado pelos dentes em forma de lâmina de até 10 cm”, concluiu Christophe Hendrickx.

O estudo foi publicado na revista PloS ONE.

Fonte: [NatureWorldNews]

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
Partilhas