Astronomia Tecnologia

NASA planeia missão robótica para procurar vida em Europa

Parece que finalmente vai acontecer – uma missão real a Europa, uma das luas geladas de Júpiter e um dos melhores candidatos do Sistema Solar para hospedar vida alienígena.

Europa

A NASA anunciou uma injecção de US$ 17,5 biliões do governo federal. Destes, US$ 15 milhões serão destinados para a “pré-formulação” de um trabalho em uma missão para Europa, com planos para fazer observações detalhadas da órbita e possivelmente provar seu oceano submerso com uma sonda robótica. Detalhes da missão detalhes são escassos, mas se tudo correr bem, ela poderá ser lançada em 2025 e chegar à lua no início na década de 2030.

Isso é super-emocionante. Evidências recentes apontam para uma probabilidade razoável de habitabilidade. Seu enorme oceano subsuperficial contém quase o dobro de água encontrada na Terra. A água é mantida em estado líquido devido às forças gravitacionais exercidas por Júpiter e as correntes oceânicas globais turbulentas da lua. Uma sonda pode não ter que cavar muito fundo para realizar sua busca por vida; enormes plumas da lua ejectam água directamente sobre a superfície.

Segundo a NASA, o ambiente de alta radiação em torno de Júpiter e a extrema distância da Terra são os principais desafios. A agência espacial está agora ver ideias concorrentes para a missão proposta. A NASA ainda não sabe ao certo o quão grande a missão deve ser, ou o quanto isso vai custar.

Fonte: [io9]

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
Partilhas