Astronomia Ciência Cultura

A NASA publica livro para comunicar com seres de outros planetas

article-2634903-1E103F2D00000578-658_634x397Contando que um dia provavelmente teremos de nos comunicar com seres extraterrestres, a NASA lançou um novo livro gratuito que pretende preparar-nos para isso.

De título “Archaeology, Anthropology and Interstellar Communication”, o livro vai para além da astrofísica e da ciência da computação para explorar arqueologia e antropologia.

De facto, o livro realça a forma como os arqueólogos e os antropólogos têm debatido as comunicações interculturais entre as culturas humanas e como essas técnicas e análises poderiam contribuir para a compreensão de uma mensagem de uma cultura de fora da Terra.

Entre as diversas análises feitas por especialistas, uma observação a considerar é a de que precisaríamos partir do princípio que um mundo alienígena também apresentaria diversas diferenças culturais, tal como ocorre no nosso planeta.

“De facto, grande parte da literatura sobre contato com inteligência extraterrestre assume que uma civilização alienígena será culturalmente unificada, ao contrário do nosso próprio mundo”, escreve John Traphagen no seu capítulo sobre “Cultura e Comunicação com Inteligência Extraterrestre”.aaic-673x205

Nesse capítulo, Traphagen explora as definições de cultura e os limites de “linguagens comuns” como a matemática ou as tecnologias na criação de uma espécie de entendimento intercultural superior ás características únicas de cada cultura.

De igual forma, parece altamente provável que seres alienígenas possam possuir órgãos sensoriais que são bastante diferentes dos nossos e, portanto, possam processar e traduzir essa experiência em quadros culturais de uma maneira diferente da nossa, acredita o pesquisador.

Por outro lado, se considera que esse tipo de conhecimento será inutilizável diante da presença de alienígenas, o livro também vale a leitura devido às suas boas e concisas histórias que envolvem o contexto político e institucional do Search for Extra Terrestrial Intelligence (SETI).

Pode descarregar gratuitamente o livro em PDF, ePUB e para Kindle

Fonte: Ciência-Online

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
Partilhas