Natureza

Insectos sentem dor?

Bluebotte-fly

Bluebotte-flyA dor emocional e física permite-nos aprender com as nossas experiências e modificar o comportamento futuro. Nociceptores, responsáveis pela sensação de dor, não estão presentes em insectos – cuja longevidade é demasiado curta para a dor ser útil.

Sendo que insectos são desprovidos de nociceptores, eles não podem sentir dor.

A dor é uma emoção complexa. É a resposta do nosso cérebro a estímulos negativos, desde um coração partido até uma mão queimada num fogão. Esta resposta é delineada numa experiência que nos encoraja a evitar a dor no futuro, e as consequências negativas da dor permitem-nos aprender com o comportamento passado.
A dor é útil para os animais que vivem bastante, já que é um factor que contribui para o desenvolvimento dessas vidas mais longas. A capacidade de aprender a partir de uma experiência negativa garante uma maior chance de evitar estímulos ameaçadores no futuro.

A longevidade dos insectos é tão curta que explica a falta dos nociceptores, que enviam sinais para o cérebro que provocam uma resposta dolorosa. Como os insectos não têm nociceptores, ou qualquer equivalente conhecido, eles não podem sentir dor. Esta conclusão estende-se a todos os artrópodes, que também incluem os aracnídeos, crustáceos e miriápodes.
Observações de insectos parecem corroborar essa ideia. Um gafanhoto, por exemplo, tentará continuar a sua rotina, mesmo enquanto está a ser comido vivo ou torturado por uma criança. Insectos com órgãos danificados tentam viver como de costume, sem mancar ou chorar.
Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
Partilhas