Insólito

Radiação pode ter beneficiado pássaros de Chernobyl

passaros-chernobyl-noticias-the-history-channelDe acordo com estudos realizados por grupos de ecologistas, os pássaros de Chernobyl não apenas estão se adaptando à exposição por radiação como poderiam até mesmo ser beneficiados por ela. Trata-se da primeira pesquisa sobre a adaptação de animais selvagens nestas condições.

Segundo Ismael Galván, do Conselho Superior de Pesquisas Científicas da Espanha, “estudos anteriores sobre a vida silvestre em Chernobyl apontaram que a exposição crónica à radiação causava esgotamento dos antioxidantes e aumentava o dano oxidante. Entretanto, nos deparamos justamente com o contrário: os níveis de antioxidantes aumentaram e o stress oxidativo diminuiu com o aumento da radiação ambiente”.

A equipe de ecologistas estudou diferentes espécies de aves em oito lugares distintos dentro da chamada zona de exclusão de Chernobyl, medindo os níveis de glutationa (um antioxidante fundamental), o desgaste oxidativo e os efeitos negativos no DNA dos animais. Para isso, realizaram análises com amostras de sangue e pigmentos de melanina encontrados nas aves.

O resultado demonstrou um aumento de glutamina e uma redução do desgaste oxidativo nas espécies investigadas, em vez da produção de radicais livres, esperada como resultado. Estas observações são de extrema importância para a ciência e para a compreensão das espécies. A pesquisa foi publicada em sua íntegra, na revista “Functional Ecology”

Na prática o desgaste oxidativo é o que provoca o envelhecimento dos tecidos. Por exemplo, quando se corta uma maçã o stress oxidativo é o que faz com que ela fique acastanhada. Então, se o stress oxidativo não acontecer, ou for controlado. acredita-se que o tempo de vida das aves seja maior e demore mais para elas envelhecerem. Teríamos aqui encontrado um ponto importante na direcção do elixir da juventude?

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
  • José Roberto

    Artigo muito bom. Portugal mundial o tipo de letra usado na publicação dos artigos parece um pouco desfocada e ao mesmo tempo quando se visualiza o artigo parece que o tipo de letra dá “preguiça” aos olhos e nem dá vontade de ler o artigos todo xD. Mudem o tipo de letra por favor. Abraço e continuação de excelentes publicações 😉

    • Infelizmente nada podemos fazer quanto a isso. Provavelmente estará a usar o Chrome que nos últimos meses acusa imensas dificuldades de ‘rendering’ de fontes que ainda para mais são da google. Experimente com outro explorador e verá do que falamos (por exemplo o firefox).
      Quando iniciamos não havia qualquer problema e alterar todo o sistema de design por causa de um bug temporário está infelizmente fora de questão.
      Estamos atentos a este caso, mas impotentes a soluções de momento (caso seja mesmo da questão do Chrome, connosco funcionou a utilização da versão beta mais recente.)

Partilhas