Saúde

A verdade sobre as Vitaminas

vitamins

Numa fase em que a comunidade médica se confunde com o poder da indústria farmacêutica é importante que todos saibamos um pouco mais. Apelidada de ‘Big-Pharma’, que patrocina todos os estudos e investigações ou universidades que treinam e preparavam a própria comunidade médica, cada vez mais é exigente que saibamos algo mais de estudos independentes ou de coisas que todos podem saber mas continuam a acreditar nos mitos que geram milhões de lucros.

Produzido pela BBC, em 2012, em parceria com alguns dos laboratórios e instituições médicas mais importantes do mundo, o documentário “A verdade sobre as vitaminas” (“The truth about vitamins”) mostra o que as vitaminas realmente fazem ao corpo. E revela ainda recentes pesquisas mostrando que, longe de ser um inofensivo remédio natural, a vitamina pode se tornar uma droga poderosa com a capacidade de causar grandes estragos. Vídeo dublado e legendado em português (de Portugal) que passou na televisão portuguesa SIC Notícias.

Milhões de pessoas ingerem suplementos de antioxidantes tais como as vitaminas A e E, e betacaroteno. Ao analisar dezenas de estudos anteriores, especialistas da Universidade de Copenhagen sugerem que estas substâncias aparentemente, ao contrário do que se espera delas, aumentam, e não diminuem, o risco de morte.

Um especialista da indústria de suplementos, entretanto, disse que o estudo da Journal of the American Medical Association “é rídiculo”. Mas nutricionistas dizem que o estudo reforça a necessidade de que as pessoas adoptem uma dieta equilibrada ao invés de depender de suplementos.

Embora suplementos de vitaminas sejam populares há várias décadas, não se sabe ao certo se oferecem benefícios, e quais seriam, apesar de centenas de projectos de pesquisa sobre o assunto.

YouTube Preview Image
Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
  • Carla Roda
    Eu acho que a questão destes casos de suplementos é que as vitaminas por si só, na dieta, não têm efeitos adversos – as quantidades desproporcionais e os excipientes necessários para permitir este método de consumo é que se tornam estes suplementos potencialmente perigosos para o organismo.
    Em geral, a maioria dos médicos, especialmente nutricionistas, não advocam a toma de suplementos (vitaminas ou o que seja) em pessoas sem nenhuma condição adjacente, como foi referido, porque uma dieta equilibrada é essencial e suficiente para adquirir os nutrientes requeridos pelas nossas necessidades diárias.
    Por isso apesar de tudo, este assunto dos suplementos vitamínicos já não é tanto uma questão da comunidade médica, mas mais uma questão da ingenuidade das pessoas…
    • Sol
      Ninguém hoje em dia consegue ter uma dieta equilibrada, muito menos confiar nos alimentos, mesmo aqueles que supostamente seriam saudáveis.
      Logo, os suplementos são, cada vez mais, fundamentais para a nossa saúde, até na prevenção.
      Têm é de ser aconselhados por terapeutas (ex: Naturopatas).
      • Carla Roda
        “Ninguém hoje em dia consegue ter uma dieta equilibrada”
        Não, as pessoas têm preguiça e falta de vontade, mas há muita gente que tem uma dieta equilibrada. Claramente não é impossível, mas as pessoas que não “conseguem” o fazer aliviam a sua consciência tomando vitaminas que pouco efeito benéfico têm, a não ser que já tenham um caso grave de avitaminose.
Partilhas