Ciência Tecnologia

Ilhas Digitais: Pessoas rodeadas de Wi-Fi por todos os lados

Um estudante da Universidade de Newcastle utilizou a técnica da fotografia de longa exposição aliada e um equipamento de sua autoria para produzir estas imagens que mostram que somos uma espécie de Ilhas Digitais, estando rodeados de Wi-Fi por todo o lado.

‘Eterno digital’ é o nome do projecto criado por Luis Hernan para representar os sinais Wi-Fi. Para o resultado na galeria de imagens abaixo, o designer, utilizou um equipamento criado por sei e câmaras fotográficas profissionais em modo de longa exposição para captar os sinais de Wi-Fi onde a coloração depende da intensidade do sinal. A ideia surgiu para um projecto de arte que rapidamente escalou em algo bastante maior e de certa forma útil e alarmante.

Chamo-lhes os ‘espectros’ porque o sinal wi-fi lembra-me a ideia geral de fantasmas… estão lá mas ninguém os vê sem ajuda de algum mecanismo. O facto de estarmos cada vez mais dependentes desta tecnologia intriga-me e facilmente podemos ver nas imagens como uma escada de metal, uma porta ou uma pessoa interagem com os ‘espectros’ tecnológicos. Uma coisa tão aparentemente inconsequente como caminhar pela casa ou fechar uma porta afecta o sinal, a intensidade e a capacidade desta tecnologia intangível que nos permite viver no mundo digital.

Para que todos tenham a noção da intensidade de sinais à sua volta, Luis Hernan criou ainda uma aplicação para Android, chamada Kirlian, que ajuda a medir os sinais e representa-los no ecrã à medida que caminha no seu meio ambiente.

Pensava que eram invisíveis e impossíveis de captar em imagens? Veja a galeria que lhe mostramos e pense de novo.

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
Partilhas