Genética Sociedade

Culinária? Carne in vitro, carne de dinossauro entre outras indicadas como comida gourmet do futuro

Investigadores gastrónomos afirmam que graças às culturas de células-tronco, brevemente poderemos consumir carnes in vitro ou carne de dinossauro em restaurantes gourmet ou temáticos.

Na imaginação de alguns cientistas e cozinheiros de vanguarda, as inovações na mesa não têm limites.

Recentemente, um livro lançado em Amesterdão propõe incontáveis investidas na culinária tecnológica, apresentando o primeiro hambúrguer in vitro e diversas outras receitas de carnes, todas elaboradas com células-tronco. O livro de receitas apresenta também artigos, entrevistas e gráficos que demonstram a evolução científica da comida. As receitas são marcadas com uma pontuação que vai de uma a cinco estrelas: as de cinco estrelas podem ser preparadas actualmente, e as de uma, por exemplo, ainda estão longe de serem elaboradas. Uma delas é a do músculo de dinossauro com batatas, que leva alho, vinagre e outros temperos.

Na verdade, o nome buscou inspiração na forma, pois a proteína em questão usa células tronco de frango. Outra delícia futurista, preparada e degustada no dia 5 de Agosto de 2013 num selecto evento em Londres foi a do “Frankenburger”, o hambúrguer de carne in vitro, de valor nada compatível com o de um fast food, já que seu preparo custa em torno de 250.000 euros. Uma delícia para bem poucos. No livro também podem ser encontradas alternativas para a carne, como insectos ou proteínas feitas a base de legumes. Naturalmente, a obra culinária dá a lista completa do material necessário para montar uma incubadora culinária em casa.

Fonte: JornadaDiaria,  MartíNoticias  e Teknologeek

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
Partilhas