Sociedade Sustentabilidade

100 litros de água limpa por dia para populações pobres

Os arquitectos italianos Arturo Vittori e Andreas Vogler do estúdio Architecture and Vision desenvolveram uma inovadora torre colectora de água contida no orvalho. O projecto é voltado a populações rurais de países pobres, onde o abastecimento de água potável é problemático. Intitulado de Warka Water, a torre colecta as gotículas de orvalho e as deposita num recipiente.

Numa viagem à Etiópia, o arquitecto italiano Arturo Vittori ficou fascinado pelas belas paisagens naturais do país, mas mostrou-se igualmente preocupado ao perceber que muitas comunidades não têm água, electricidade e saneamento. Por causa disso, há mulheres que andam quilómetros para conseguir encontrar água, mesmo que seja em lagoas contaminadas. Determinado a ajudar a resolver esse problema, o arquitecto projectou então algo prático e de fácil construção: assim nasceu a WarkaWater, uma torre que capta o vapor de água atmosférico e o torna próprio para consumo. Com uma estrutura extremamente simples, a torre pode ser replicada em qualquer lugar, pois os materiais utilizados para o “esqueleto” foram bambus ou talos de juncus (ou algum outro material que seja predominante na região e que mantenha a eficácia da estrutura). No interior, a estrutura é forrada com uma malha de plástico, muito parecida com o material usado para transportar frutas e legumes, que ajudam a captar as gotículas de orvalho, que escorre até uma bacia que fica embaixo da torre. O vídeo abaixo mostra a construção de uma Warka Water:

Trata-se de uma torre de 10m de altura, que pesa apenas 60 kg e pode suprir cerca de 100 litros de água/dia. A torre é construída manualmente com materiais baratos existentes na natureza ou reciclados. Sua estrutura é feita principalmente em juncos ou bambu, e tem um revestimento interno de plástico reciclado (rede) no qual as gotículas de orvalho se depositam e escorrem para um recipiente de colecta. ct-warka-water-900 Cada uma das torres custa em média US$ 550 e precisa de quatro pessoas e uma semana para ser construída. O arquiteto busca agora parceiros para levar sua ideia para outras áreas necessitadas.

Para mais informações técnicas e de construção da torre, visite este site aqui.

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
Partilhas