Polémico Saúde

Acessórios de pulseiras de elásticos retirados do mercado por suspeitas de provocar cancro

O maior retalhista de brinquedos do Reino Unido, RMS International, foi obrigado a retirar das suas prateleiras todos os loom charms – acessórios de plástico que são a última moda nas pulseiras de elásticos coloridos feitas por crianças em todo o mundo. A decisão foi tomada depois de uma investigação ter revelado que o brinquedo ‘do momento’ contém um químico cangerígeno em doses muito superiores às permitidas por lei.

ng3543076

A investigação, relatada pela BBC, mostra que um único loom charm podia conter até 40% de ftalato, um químico utilizado como aditivo para deixar o plástico mais maleável. A legislação da União Europeia permite o uso de apenas até 0,1% daquele material – menos se for aplicado em materiais que podem ser levados à boca.

Os pacotes analisados e posteriormente retirados do mercado eram de origem oriental, mas continham na embalagem uma indicação de segurança em conformidade com as regras da União Europeia.

O ftalato está presente em tapetes, nos estofos de automóveis e até em alguns cosméticos ou medicamentos de farmácia. Mas, de acordo com a BBC, já houve pelo menos sete produtos retirados do mercado pelo uso excessivo do material.

O gabinete de análise de Birmingham lembra à BBC que o maior problema os acessórios destas pulseiras é que o químico entra no organismo sempre que o plástico é mordido ou levado à boca – algo bastante provável já que se tratam de crianças.

O teste foi feito apenas àquelas embalagens, no entanto, “por precaução” o retalhista retirou todos os pacotes que disponibiliza do mercado. “Todos os clientes poderão pedir um reembolso ou trocar por outro produto”, adiantou ainda o grupo, que assegura que o problema é exclusivo dos loom charms, não afetando os elásticos com os quais as crianças fazem pulseiras. “Os elásticos são absolutamente seguros”, garante a RMS International.

ATENÇÃO AO ALARMISMO: Embora muito importante e relevante isto aconteceu com UMA marca e no REINO UNIDO. Procure produtos que considere de confiança ou informe-se junto da marca!

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
Partilhas