Desastres Mundiais Natureza Polémico

Elefantes selvagens podem desaparecer numa geração!

A matança de elefantes africanos e o comércio ilegal de marfim na China estão “fora de controlo”. Ambientalistas alertam para a possibilidade de os elefantes selvagens desaparecerem numa geração.

Elefantes

Enormes quantidades de marfim estão a ser vendidas em lojas na China, resultado de mais de 100.000 elefantes mortos entre 2010 e 2012, indica o relatório conjunto dos grupos ambientalistas “Save the Elephants” e “The Aspinall Foundation”.

“A subida em flecha da procura por marfim na China – o preço por atacado de presas de elefante triplicou em quatro anos desde 2010 – gerou um ‘boom’ no comércio ilegal de marfim que motiva um ritmo de matança insustentável dos elefantes em África”, diz o relatório, divulgado na capital do Quénia.

A caça furtiva aumentou intensamente em todo o continente nos últimos anos, impulsionada pela subida na procura de marfim e corno de rinoceronte na Ásia, onde são usados para medicamentos tradicionais e como símbolo de estatuto social.

Os investigadores indicam que os preços do marfim em estado bruto na China subiram de 750 dólares (550 euros) por quilo em 2010 para 2.100 dólares (1.540 euros) em 2014. Os lucros da caça furtiva são muitas vezes usados para financiar o crime organizado, alertam os ambientalistas.

“A China enfrenta enormes desafios na aplicação da lei para controlar o comércio de marfim, à medida que o número de milionários no país aumenta”, indica o relatório.

 

Mais uma prova da “desumanidade” em que vivemos!

Fonte: observador

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
Partilhas