Espiritualidade Sociedade

Igreja na Bélgica que se torna transparente!

igreja_transparente10

Uma capela tradicional ou projecto de arte contemporânea? Ilusão óptica ou verdadeiramente transparente? Conheça a igreja na Bélgica que muda de acordo com a perspectiva.

igreja_transparente10
Imagine uma igreja feita de folhas de aço com espaços vazios entre os mesmos. O sol, quando atinge o chão, forma uma espécie de tabuleiro de xadrez. Do lado de fora, é possível ver quem está dentro. Agora dê três passos à direita e volte a olhar para a igreja. Nesta altura pode ver uma pequena capela tradicional e monocromática, de arquitectura modesta e paredes sólidas, como qualquer outra no interior da Bélgica.

Esta é a melhor descrição que se pode fazer da Igreja Reading Between the Lines, localizada na província belga de Limburg. O projecto foi concebido pelos arquitectos holandeses Pieterjan Gijs e Arnout Van Vaerenbergh em 2011, em parceria com o museu Z33.

A obra foi construída sobre uma fundação de betão, a partir de onde 100 folhas de aço se empilham para criar o efeito de paredes transparentes. Cada folha é separada das outras por mais de 2.000 colunas de aço, com um peso total de 30 toneladas, explica a Slate. Esta separação permite que a igreja pareça transparente conforme o ângulo de que é olhada.

Segundo Gijs e Van Vaerenbergh, a Igreja Reading Between the Lines é uma provocação não apenas à permanência das obras arquitectónicas, mas também à igreja como espaço de reflexão: os seus visitantes são acolhidos como em qualquer outra igreja, mas também estão expostos ao mundo exterior. Os arquitectos definem o trabalho como “uma intervenção que interage com o seu ambiente” e como “uma investigação sobre os fundamentos da construção em si mesma e o seu impacto sobre o mundo”.

Apesar de não realizar cultos, a igreja é acessível apenas a pé ou de bicicleta e os seus visitantes são convidados a entrar e rezar.

igreja_transparente02

Fonte: observador

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
Partilhas