Ciência Sociedade

Japão aproxima-se da invisibilidade!

rato-transparente-noticia-seu-history

Embora a invisibilidade completa (certamente um dos assuntos mais intrigantes e abordados pela ficção científica) permaneça ainda no terreno do meramente imaginável, a verdade é que uma equipa de cientistas japoneses chegou a algo bastante inquietante: eles criaram ratos com a pele absolutamente transparente.

rato-transparente-noticia-seu-history

Trata-se de um método que consegue erradicar quase por completo a cor da pele de um animal, para permitir que os órgãos sejam examinados sem a necessidade de abri-lo.

Espera-se que a nova técnica dê aos cientistas “uma nova forma de entender a estrutura a 3 dimensões dos órgãos e permita que eles vejam como alguns genes se comportam em diferentes tecidos”, afirmou Kazuki Tainaka, o principal responsável pelo estudo.

rato-transparente-noticia-seu-history-2

O projecto, no qual também colaboraram a Universidade de Tóquio e a Agência de Ciência e Tecnologia do Japão, teve como foco um componente chamado “haema”, responsável por dar ao sangue a sua característica cor vermelha, presente na maior parte dos tecidos do corpo. A técnica consiste no bombeamento de uma solução salina no coração do animal, de modo a que todo o sangue seja removido do sistema circulatório. Depois, um reagente é injectado para separar a “haema” da hemoglobina, que, até então, permanece nos órgãos do rato. Duas semanas mais tarde, chega-se à descoloração, que é praticamente total e torna o tecido transparente. Esse processo “poderá ser utilizado para estudar como são desenvolvidos os embriões, ou estudar as fases do cancro e outras actividades celulares”, afirmou Hiroki Ueda, outro cientista envolvido no projecto.

 

Fonte: lanacion

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
Partilhas