Insólito Sustentabilidade

Bono dos U2 continua a aliança com a Monsanto

bono-richest-billionaire

À medida que a sua carreira parece estar em declínio, a estrela pop ‘Bono’ da banda U2 anunciou nova parceria com a hedionda Monsanto.

Trata-se de um apoio incondicional e público por parte deste personagem, por muitos respeitado, a um projecto conjunto do estado americano e da empresa Monsanto que pretende inserir agricultura geneticamente modificada e química em terras africanas.

O pretexto é o de sempre, o resultado será provavelmente o mesmo: destruição de terra de cultivo, sistemas agrícolas e uma violação da natureza.

No recente encontro dos G8 que teve lugar no Camp David em Maryland, o regime de Obama encontrou-se com as indústrias privadas para anunciar uma «Nova Aliança pela Segurança na Alimentação e Nutrição», uma espécie de «Revolução Verde» parte dois que ambiciona criar sistemas de cultivo familiares por toda a África substituindo a habitual cultura por uma monocultura tóxica e controlada com punho de ferro pela Monsanto e suas subsidiárias.

O esquema, investigado pelo jornalista Rady Ananda, foi descrito como «um eufemismo para monocultura tóxica de colheitas geneticamente modificadas e agroquímicos direccionada aos pobres agricultores locais e transformando-os em escravos das corporações, enquanto se destrói a ecosfera por puro lucro».

Um ‘mantra’ cansativo de mais do mesmo que é facilmente exposto como um esquema de fraude para obter lucros obscenos e tomar controlo sobre as reservas de comida.

bono-richest-billionaireToda esta encenação tem como embaixador o já conhecido aliado estrela da Monsanto. Bono aparentemente acredita que é algo «obviamente bom», pelo menos para os interesses americanos que cercam os territórios africanos.

«Eles são futuros consumidores dos Estados Unidos,» dizia já Bono em 2012 numa entrevista à MSNBC (abaixo em vídeo), referindo-se aos africanos. «O presidente está a tratar dos negócios. Isto é bom. É todo um novo paradigma de desenvolvimento actual. A antiga relação doador e mendigo acaba aqui.»

YouTube Preview Image
Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
Partilhas