Polémico Sociedade

Doentes mentais americanos passam a poder ter armas de fogo!

Tribunal de recurso decide que pessoas com doenças mentais ou que tenham estado internadas em sanatórios podem ser donas de armas de fogo. Decisão pode dar acesso às armas a milhares de pessoas nos EUA.

Um tribunal de recurso dos Estados Unidos determinou que ter história de doenças mentais não deve impedir os cidadãos de serem donos de armas de fogo, o que pode levar a que milhões de norte-americanos possam comprar e deter armas de fogo.

A decisão inédita foi anunciada na semana passada e diz respeito ao caso de um homem no Estado norte-americano do Michigan que em 2011 foi impedido de deter uma arma de fogo devido a uma lei do próprio Estado, por ter estado internado numa instituição de saúde mental mais de 20 anos antes. A lei, diz o tribunal norte-americano, é inconstitucional. A decisão deverá criar jurisprudência para milhões de norte-americanos que estavam proibidos de ter armas devido a um histórico de doenças mentais.

159832238_770x433_acf_croppedA norma em causa proibia quem “fosse considerado doente mental ou tivesse estado internado numa instituição de saúde mental” de serem donos de armas de fogo. O painel de juízes considera que isso viola o segundo artigo da Constituição dos Estados Unidos. Esta decisão surge no âmbito de uma outra do Supremo Tribunal de Justiça dos EUA em 2008 que, pela primeira vez, julgou que a Constituição protege os direitos individuais à posse de arma.

Passamos assim a ter milhões pessoas consideradas mentalmente incapazes de tomar as melhores decisões com liberdade para ter armas de fogo legalmente!

 

Fonte: observador

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
Partilhas